Foto: Max Haack/Ag Haack

As tradicionais homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, que marcam a chegada do ano novo em Salvador, serão diferentes por causa da pandemia da Covid-19. A procissão marítima do dia 1º de janeiro não vai acontecer, e a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes vai ser conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros, após missa na Catedral da Conceição da Praia.

Segundo informações da arquidiocese da capital baiana, as missas do tríduo preparatório da festa, na Igreja de Nossa senhora da Boa Viagem, vão ter público reduzido, com número máximo de 100 fiéis por cerimônia. O mesmo vai acontecer nas celebrações do dia 1º de janeiro de 2021.

Com o tema central “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a âncora que nos sustenta, o leme que nos conduz e a esperança que nos encoraja”, a abertura dos festejos acontecerá no dia 27 de dezembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem, Salvador). Neste dia, a programação contará com alvorada às 6h; hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem às 7h; e Missa às 7h30, presidida pelo pároco, padre Davi Oliveira Santos.

Já de 28 a 30 de dezembro, sempre às 19h, haverá o tríduo preparatório. A cada noite, os fiéis refletirão sobre um subtema: “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a âncora que nos sustenta” (1ª noite), “Nossa Senhora da Boa Viagem, exemplo de obediência, nos conduz ao Bom Jesus dos Navegantes” (2ª noite) e “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a esperança que nos encoraja” (3ª noite).

Para participar, é necessário agendar através dos telefones (71) 9 8188-0492 (Luzia) ou 9 9642-3288 (Priscila). Para quem é do grupo de risco, toda a programação poderá ser acompanhada ao vivo, pelo Instagram @igrejadaboaviagemssa; Facebook e Youtube da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Quem desejar, poderá, nestas noites, realizar gestos concretos por meio da doação de materiais de limpeza, que serão destinados para o Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus, para as obras sociais da Irmã Violeta, para a Pastoral da Criança e para as pessoas assistidas pelas obras sociais da paróquia.

O número permitido por celebração é de 100 pessoas dentro do templo. A arquidiocese destaca, contudo, que nos dias que acontecem o tríduo haverá missa às 7h30, para que mais fiéis possam louvar a agradecer ao Bom Jesus e à Virgem Santíssima. No último dia do ano, 31 de dezembro, a missa de embarque terá início às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Carreata

Este ano, devido a pandemia, não haverá procissão marítima, mas logo após a Celebração Eucarística (por volta das 16h30), a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será transportada para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá, via terrestre, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio.

Da Matriz da Paróquia da Boa Viagem até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, a imagem será conduzida pela Avenida Luiz Tarquínio, Rua Barão de Cotegipe, Avenida Engenheiro Oscar Pontes, Avenida da França (breve parada no portão principal da administração da CODEBA, para saudação aos portuários e a imagem de São Nicodemus), Rua da Bélgica, Avenida Lafayete Coutinho, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. A previsão de chegada da imagem é às 18h30.

No dia seguinte, 1º de janeiro de 2021, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por volta das 9h, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida, mais uma vez, para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, realizando o seguinte percurso:

Avenida Lafayete Coutinho (sentido Barra), Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Centenário, Rua Airosa Galvão, Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Cézar Zama, Rua Barão de Sergy, Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra), retorno no Largo da Vitória, Avenida Sete de setembro (Ladeira da Barra) – passando pela Igreja Santo Antônio da Barra, Rua Afonso Celso, Avenida Centenário (retorno na Praça dos Reis Católicos), Rua Reitor Miguel Calmon, Avenida Lafayete Coutinho, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Rua Alfredo Henrique de Azevedo, Rua do Pilar, Travessa do Pilar (breve parada para a saudação na frente da Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia), Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares (breve parada na frente da Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares), Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma (breve parada nas Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), Avenida Dendezeiros (Avenida da Fé), Largo do Bonfim, Rua da Imperatriz (breve parada no Santuário São José e na frente do Edifício Cendon), Largo da Boa Viagem – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Enquanto a carreata estiver em andamento, os fiéis que estiverem na Boa Viagem participarão de missas às 9h e às 10h. G1