Foto: Valter Pontes / Secom

A campanha “Pare! Não à Importunação Sexual”, lançada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para o Carnaval de Salvador, abordou foliões que acompanhavam os Filhos de Gandhy nesta segunda-feira (24). O bloco, que era um dos primeiros da fila no Circuito Dodô (Barra-Ondina), costuma ser associado à troca de colares por beijos. 

A titular da SPMJ, Rogéria Santos, destacou que a ação vai além de apenas conscientizar foliões. “Precisamos entender que, quando falamos de importunação sexual, é que existe limite. E quando ele é desrespeitado, aquilo passa a constranger a outra pessoa e isso não é legal para ninguém. O que a gente tem feito na campanha do ‘Pare!’ é fazer com que se entenda isso”.

A secretária da pasta elogiou o comportamento dos foliões do Gandhy. “Eles estavam aqui cantando músicas respeitando as mulheres, pedindo paz. Então, em todos os blocos e trios, precisamos entender que o Carnaval é bom, é maravilhoso, e damos esse limite. Se falamos ‘pare’, é para parar. Passou disso, você está importunando. Queremos que seja um Carnaval de festa, de respeito, consciência e valorização aos direitos das mulheres”, completou Rogéria.

A mobilização também vem promovendo abordagens no Circuito Osmar (Campo Grande) e em estações de transbordo, hotéis e camarotes. Além disso, a campanha está sendo exibida em nove outdoors espalhados pela cidade e em vídeo explicativo por meio do BusTV em mais de 180 linhas de ônibus. O material educativo está em três idiomas: português, inglês e espanhol. (BN)