Novos fragmentos de óleo chegaram neste último sábado (16) a uma praia do distrito de Boipeba, que pertence ao município de Cairu, no baixo-sul da Bahia. De acordo com informações da prefeitura da cidade, o local atingido foi a Praia da Boinema.

Segundo a prefeitura, a operação de limpeza, foi feita por voluntários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e de servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os fragmentos acabaram se misturando com o sargaço e a areia. Os agentes dos órgãos e os voluntários precisaram peneirar pra separar da areia. Não há informações sobre a quantidade recolhida dessa vez na praia.

Na sexta-feira (15), a Praia da Cueira, que também fica em Boipeba, e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, que também fica em Cairu, também registraram manchas de óleo. A cidade de Cairu teve o registro das manchas pela primeira vez no dia 22 de outubro, cerca de 20 dias após a substância começar a aparecer na Bahia, no começo do mesmo mês.

De acordo com a Marinha do Brasil, também neste sábado, agentes do órgão e voluntários retiraram cerca de uma tonelada de resíduos de óleo em continuidade às ações de prevenção e recuperação das regiões afetadas pelos em Posto da Mata, distrito da cidade de Nova Viçosa, que fica no sul do estado.

Até agora, 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos foram atingidos. O Governo do Estado chegou a decretar situação de emergência.