TV GLOBO/DIVULGAÇÃO

O autor de Fina Estampa, Aguinaldo Silva, se manifestou sobre as recentes críticas de atores da trama – reprisada pela TV Globo no horário das 21h. Ele alfinetou os artistas dizendo que gratidão não se encontra em “gente vulgar”. “Eu não tenho nada acrescentar ao juízo de valores dos outros! Relevante para mim é que: eu gostei, a emissora gostou e, o principal, o público adorou, não apenas em uma mas duas ocasiões distintas”, garantiu. “Este tipo de manifestações anacrônicas me remetem para uma frase de Samuel Johnson: ‘A gratidão é um fruto de grande cultura. Não se encontra entre gente vulgar’”, disse Aguinaldo à coluna de Leo Dias no portal Metrópoles.

ATORES QUE CRITICARAM

O ator Marco Pigossi foi o primeiro do núcleo a ter coragem de criticar a telenovela. Depois, a atriz Adriana Birolli também falou sobre sua participação. “É minha primeira reprise que assisto. Estreou primeiro Fina Estampa e depois Totalmente Demais. Está sendo muito divertido, porque tem um distanciamento do tempo. Óbvio que eu olho as cenas e falo: ‘como que eu fiz isso?’ Eu assistia quando estava no ar, mas faz 10 anos, estou com 33 anos e tinha 23 na época. Mas é normal se autocriticar, porque a gente quer melhorar, evoluir artisticamente”, disse a atriz que deu vida à Patrícia para a revista Quem.

Lilia Cabral por sua vez disse estar abismada com os diálogos de sua personagem Griselda. Em entrevista ao apresentador Serginho Groisman, ela confessou que via pouco a trama quando foi transmitida originalmente e hoje se sente indignada com a separação de “Pereirão” e Renê. “Eu te confesso que quando fiz a novela, eu via pouco. Eu tinha referência de que era um sucesso, tinha um bochicho, mas digamos que eu não compartilhava”, disse a atriz. “Não me lembrava como tinha sido a separação com o Renê e fiquei meio indignada. Eu falei: ‘Como assim? Como que um homem não entendeu a atitude dela?’”, finalizou. (BN)