Foto: Reprodução

Governadores assinaram uma carta contra a retirada dos estados e municípios da reforma da Previdência. O texto, obtido pelo portal O Antagonista e divulgado hoje (6), não especifica quais governadores participaram da inicativa. A reportagem do BNews procurou a assessoria do governador Rui Costa (PT), para esclarecer se o chefe do executivo estadual também assinou a carta, mas não obteve resposta até a publicação desta nota.

No texto, os governadores afirmam que “como é de conhecimento de todos, o regime de Previdência é substancialmente deficitário, constituindo uma das causas da grave crise fiscal enfrentada pelos Entes da Federação, os quais, frequentemente, não dispõem de recursos para recolher aposentadorias ou honrar a folha de salário de serviodres em atividade”.

Em outro trecho, alegam que “caso não sejam adotadas medidas contundentes para a solução do problema, o déficit nos regimes de aposentadoria e pensão dos servidores estaduais, que hoje atinge aproximadamente R$ 100 bilhões por ano, poderá ser quadruplicado até o ano de 2060”.