O incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Estadual Sete Passagens, que fica no município de Miguel Calmon, na Chapada Diamantina, já destruiu uma área de 650 hectares, que corresponde a de 885 campos de futebol. A informação é do Corpo de Bombeiros e foi divulgada nesta segunda-feira (18).

Uma força-tarefa com 70 pessoas atua para debelar as chamas, que surgiram há cinco dias. O grupo é formado por brigadistas de Jaguarari, Jacobina e bombeiros civis de Morro do Chapéu. Duas aeronaves são utilizadas na tentativa de controlar o fogo. Outros dois aviões foram enviados para reforçar o trabalho ainda nas próximas horas.

Conforme os bombeiros, o fogo se espalha rapidamente e os combatentes estão com dificuldades, porque a vegetação é rasteira e as chamas se espalham por debaixo da terra, o que dificulta a identificação dos focos.

O Parque Estadual Sete Passagens, unidade de preservação ambiental, é importante para repor a água do rio Itapicuru-mirim, que mantém a barragem de Pedras Altas, responsável pelo abastecimento de água nas cidades do território do sisal. São mais de 421 mil pessoas que dependem do serviço.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) deve realizar uma perícia nesta segunda, na comunidade de Covas, onde o incêndio teve início na quinta-feira (14). A investigação deve apontar as causas do fogo.

Além de Miguel Calmon, o Corpo de Bombeiros mantém equipes em outras cidades baianas que registram queimadas nesta segunda-feira. São elas: Barreiras, Barra, Ibotirama, Paratinga e Wanderley. G1