Afetada por uma sequência de três chuvas, Jacobina, no Piemonte da Diamantina, espera ajuda dos governos federal e estadual para custear obras e serviços no município. Nesta terça-feira (23), um decreto do governo do Estado reconheceu o estado de emergência.

Segundo o coordenador de comunicação do município, Cleiton Luz, a prefeitura espera até agora uma verba de R$ 980 mil da União, em consequência das chuvas de 9 de dezembro, a primeira das três que provocaram estragos. O segundo temporal ocorreu em 15 de fevereiro e o último, no dia 2 de abril.

Segundo Cleiton Luz, cerca de 100 imóveis foram inundados com as três chuvas. Da última precipitação, 25 pessoas ficaram desabrigadas e estão até hoje usando o aluguel social. O bairro Leader foi o mais afetado. As chuvas também avançaram sobre o prédio da prefeitura, sobre imóveis da Praça Getúlio Vargas e a Rua Caixeiro Viajante.

O cais do Rio do Ouro também desabou. Luz disse que as obras de reconstrução do cais já foram feitas, assim como alguns trabalhos. No entanto, os gastos, segundo ele, sairam do caixa da prefeitura e ainda há vários trabalhos para executar.

“Nós estamos arcando com recursos próprios. Precisamos que o governo federal nos ajude, liberando esses R$ 980 mil, e o governo estadual, mandando máquinas para ajudar nos trabalhos”, disse Cleiton Luz ao Bahia Notícias.