Foto: Alan Oliveira/G1

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou, na terça-feira (31), que parte da verba arrecadada com os acordos de delação premiada da Operação Adsumus seja destinada a ações de enfrentamento ao novo coronavírus no estado. A operação investiga lavagem de dinheiro, licitações e contratos fraudulentos nas cidades de Muritiba e Santo amaro, que ficam no recôncavo baiano, entre os anos 2000 e 2016. A decisão foi do juiz Gustavo Teles Veras Nunes, da comarca de Santo Amaro, que determinou o repasse de mais de R$ 440 mil para o fundo estadual de saúde.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o juiz estabeleceu que o dinheiro deve ser usado para compra de insumos médico-hospitalares de necessidade emergencial, como aparelhos respiratórios, máscaras de proteção, escudos faciais e materiais de proteção dos profissionais de saúde. Ele também determinou o prazo de 90 dias para a prestação de contas. A Bahia confirmou, nesta terça, outros 41 casos do coronavírus e chegou a 217 pacientes no total. Desse número, 42 seguem internadas em hospitais e o restante dos pacientes está em isolamento domiciliar. O estado tem dois óbitos confirmados pela doença.

Os municípios com casos positivos são: Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barras (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (2); Canarana (1); Candeias (1); Catu (1); Coaraci (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Dias D’Ávila (1); Feira de Santana (17); Ilhéus (6); Itabuna (4); Itagibá (1); Itajuípe (3); Itamaraju (1); Itororó (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (11); Medeiros Neto (1); Nova Soure (1); Pojuca (1); Porto Seguro (10); Prado (3); Salvador (132, sendo três importados); São Domingos (1) e Teixeira de Freitas (1). O 11º caso notificado em Lauro de Freitas é de uma pessoa residente no estado do Rio de Janeiro e o 13º caso de Feira de Santana é de uma pessoa residente no estado do Piauí. G1