A Lavagem do Bonfim de 2020, em Salvador, um dos eventos religiosas mais importantes da Bahia, espera atrair cerca de 2 milhões de pessoas. A lavagem será realizada em 16 de janeiro, conforme informou o reitor da Basílica do Bonfim padre Edson, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19). [Confira programação ao final da matéria]

A lavagem faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações católicas entre os dias 9 e 19 de janeiro. O tema da festa popular em 2020 será “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. Além do tema, a festa ainda terá o lema de “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.

“Que Deus nos conceda a graça para comemorar os 275 anos da imagem de Nosso Senhor do Bonfim”, destacou o padre.

A programação, novidades na lavagem em frente à Basílica do Bonfim e programações da última e da primeira sexta-feira do ano também foram divulgadas na coletiva de imprensa que foi realizada no centro comunitário da Basílica, no bairro do Bonfim, na capital baiana.

Padre Edson ainda informou que este ano, ao final do cortejo, a lavagem com as baianas vai ocorrer nas escadarias da Basílica do Bonfim, e não apenas no adro, como nos últimos anos.

“As pessoas não conseguiam ver muito bem a lavagem que é chamada de lavagem das escadarias, mas o que era lavado era o adro da igreja. Então a ideia é que as pessoas possa ver melhor”, revelou o padre Edson.

Além disso, o padre detalhou que na véspera da lavagem, no dia 15 de janeiro, às 15h, a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada, em uma procissão marítima, até o 2º Distrito Naval de Salvador. A imagem fica na Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e às 7h do dia 16 de janeiro, os fiéis seguem da basílica na tradicional caminhada religiosa de Corpo e Alma que seguirá em direção à Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar.

Outros eventos

O padre Edson Menezes também informou que começa nesta quinta-feira a apresentações do Coral das Crianças do Bonfim.

As apresentações serão sempre às 18h30 e também vão ocorrer na sexta-feira (20) e no dia 26 de dezembro. As crianças do coral ficaram posicionadas nas janelas, escadarias e adro da Igreja do Bonfim.

O padre ainda falou sobre a Sexta da Gratidão, a última sexta feira do ano, que em 2019 será no dia 27 de janeiro. Nesse dia serão realizadas 13 missas na igreja do Bonfim: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h30.

No dia 3 de janeiro de 2020, também serão realizadas 13 missas, mas essas celebrações eucarísticas acontecem na primeira sexta-feira do ano e é chamada de Sexta-Feira da Proteção.

Festa e programação

A festa do Bonfim terá como tema central “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção” e como lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”.

A temática escolhida para a festa no ano que vem remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

Do dia 9 até 19 de janeiro, da da Festa do Bonfim, os fiéis vão poder participar de novenário e missas. Em janeiro, a basílica também terá horário estendido. As missas que se encerravam as 17h agora vão até 18h30.

O padre Edson falou ainda que este ano a festa do Bonfim vai contar com uma quermesse.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

9 de de janeiro – Quinta-feira

  • 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.
  • 19h – 1ª noite da novena: Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira, Reitor da UCSAL.

Dia 10 de janeiro – Sexta-feira

  • 19h – 2ª noite da novena: Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia de N. S. da Assunção – Itaigara.

Dia 11 de janeiro – Sábado

  • 19h – 3ª noite da novena: Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor – Centro Administrativo da Bahia – CAB

Dia 12 de janeiro – Domingo

  • 19h – 4ª noite da novena: Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de N. S. da Vitória, Canela

Dia 13 de janeiro – Segunda-feira

  • 19h – 5ª noite da novena: Pregador: Pe. Alex Almeida, Pároco da Paróquia de N. S. da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari

Dia 14 de janeiro – Terça-feira

  • 19h – 6ª noite da novena: Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, Pároco da Paróquia de N. S. do Ò – Paripe.

Dia 15 de janeiro – Quarta-feira

  • 15h – Saída da imagem do Senhor do Bonfim para procissão marítima até o 2º Distrito Naval.
  • 19h – 7ª noite da novena: Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição – Periperi

Dia 16 de janeiro – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

  • 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das escadarias da Basílica.

Dia 17 de janeiro – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena.

  • Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R –Vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.
  • Dia 18 de janeiro –Sábado, às 19h – 9ª noite da novena.
  • Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

19 de janeiro – Domingo – Dia da Festa

  • 5h – Alvorada
  • Horários das missas: 5h, 6h, 7h30min, 9h, 15h.
  • 10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.
  • 16h – Procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.
  • Encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício. Informações do G1