IBahia

Bom pra quem compra, bom pra quem vende. É esse o mantra da Liquida Bahia, que começou nesta última nesta sexta-feira (25) e vai até o domingo da próxima semana (4) com promessa de descontos de até 70% em várias das 5,5 mil lojas participantes em todo o estado. É a 9ª edição do evento organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL Bahia) e CDL Salvador.

Nos 10 dias de promoção, além dos preços competitivos, o consumidor concorre a um veículo EcoSport, da Ford, e a 25 vale-compras no valor de R$ 1.000 cada um. Para estimular as vendas, os próprios vendedores também concorrem a cinco vale-compras de R$ 1.000 cada. A campanha deste ano fará uma doação de cinco toneladas de alimento para instituições sociais.

Promoção vem sempre em boa hora para o consumidor. Por isso o policial militar Érick Santos, 28 anos, comemora a oportunidade e espera comprar uma geladeira para a casa nova. Recém-casado, o militar diz que é rato de promoção e quer impressionar na hora de escolher “a responsável por deixar a cerveja da casa geladinha”.

Para os empresários, a Liquida Bahia chega em um momento especialíssimo. Coordenador regional para o estado da Bahia da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio aponta que os shoppings centers de Salvador perderam mais de R$ 2 bilhões por causa dos impactos da pandemia e, por isso, interpreta que qualquer ação de estímulo para o setor é bem-vinda.

“Neste ano tão difícil, todas as ações que vêm para beneficiar o comércio do shopping são bem-vindas. Setembro não costuma ser um mês com atrativos de datas e a Liquida Bahia surge como uma oportunidade de criar um evento que aqueça o comércio como em épocas de Black Friday e final de ano”, analisa.

Todos os principais shoppings da capital vão participar do evento. Superintendente do Bela Vista, Vaneilton Almeida diz que a meta é elevar em 5% o volume de vendas do shopping. Por causa disso, o estabelecimento aposta tanto nas vendas físicas quanto em manter o sistema de drive thru para quem ainda não se sente confortável para ir ao shopping presencialmente.

Dona de uma franquia da Yes Cosmetic no Bela Vista, Andreia Chaves conta que a pandemia deixou um prejuízo superior a 90% em seu negócio. Após a reabertura dos shoppings, com funcionamento a partir do meio-dia, o prejuízo diminuiu um pouco, mas o movimento segue inferior ao normal.

Para dar uma turbinada, ela vai colocar à disposição ofertas como da linha de perfumes Marias do Brasil, que sai de R$ 74,90 e vai para R$ 59,90 durante a Liquida Bahia. Os lojistas participantes da ação terão o benefício de parcelar em duas vezes o pagamento do ICMS relativo ao mês de setembro.

O parcelamento está previsto no decreto número 20.007/20, publicado na edição de quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. Também serão parcelados os débitos decorrentes do recolhimento por antecipação tributária relativo às aquisições interestaduais de mercadorias efetuadas durante o mês de agosto. Neste caso, o pagamento vai ocorrer nos dias 25 de setembro e 26 de outubro.

“Todo mundo sai ganhando. O consumidor, que vai encontrar ofertas nos produtos ou serviços e ainda concorrer a prêmios; o vendedor também concorre a vale-compras; o lojista, que poderá incrementar as vendas; e as pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas entidades beneficiadas”, diz Karina Brito, gerente de marketing do Shopping Barra.

Aproveitando o gancho da promoção, o Bela Vista lançou a campanha Bela Moda: serão quatro ilhas totalizando oito manequins e 32 vitrines produzidos com diversas composições, entre looks, acessórios e objetos, que irão apresentar as principais tendências da estação. A curadoria é feita pelos produtores de moda Almir Jr, Marcelo Gomes e Sônia Mota juntamente a quatro influenciadores digitais.

No shopping Piedade, vai rolar até garimpo ao vivo com a blogueira Naiara Pena, que vai realizar cobertura digital de ofertas e divulgar seus achados no Instagram e Facebook do centro comercial.

Compras pela internet
Para quem está inseguro de ir ao shopping bater perna em plena pandemia, também há a opção de drive thru. Essa é a grande novidade no Paralela, por exemplo, onde lojas como Mahalo, Mr. Cat, Arezzo, Sestini, Desbravadores AirSoft, Cambodja, TNG, Colombo, Dinni, Bunny’s e Trudy’s estão dentro da campanha. Nesse esquema, as compras são feitas através do site do shopping e depois o cliente retira no estacionamento, sem precisar sair do carro, das 12h às 20h.

“Campanhas que movimentam o comércio são sempre bem-vindas. Tivemos a Semana Brasil e agora temos a Liquida Bahia, que movimenta as vendas e reaquece a economia local. Buscamos nessa campanha oferecer segurança, comodidade e opções para cada tipo de consumidor. Para aquele cliente que vai comprar de maneira presencial, ressaltamos que estamos tomando todos os cuidados”, declara a gerente de marketing do Shopping Paralela, Renata Sousa.

O sorteio de prêmios será no dia 9 de outubro, às 11h, na sede da FCDL Bahia (Rua Carlos Gomes, 1063, Aflitos), com transmissão ao vivo pela página oficial da entidade.

A participação na Liquida Bahia é feita pelo site oficial appliquidabahia.com.br. Para concorrer aos prêmios, o consumidor tem direito a um cupom a cada R$ 50 em compras, feitas por qualquer meio de pagamento.

As compras efetuadas com maquininhas da Rede ou Pop Credicard dão direito ao dobro de cupons. E os pagamentos feitos com cartão Mastercard nas máquinas da Rede ou Pop Credicard permitem ao consumidor três cupons para cada R$ 50 em compras. Correio da Bahia