Num bate papo descontraído com o jornalista e marqueteiro Leno Assis, ontem pela manhã, no Mercadão Café, entre um café e outro, ele comentou sobre as peculiaridades desta eleição e afirmou que a oposição está com excesso de confiança, pois eleição só se define no dia.  Apesar de reconhecer o desgaste político do prefeito Genival Deolino, ele acha que o prefeito está no páreo e tem o direito legítimo de disputar a reeleição. Entretanto, Leno pontua que, na sua opinião, com o prefeito na disputa, a oposição é favorita, em função da dificuldade que Genival teve até aqui para fazer política e traduzir suas ações na prefeitura em dividendos eleitorais ou políticos.

De acordo com o marqueteiro, “a equipe do prefeito é boa para fazer gestão, mas, definitivamente, não tem o menor traquejo político. A gestão não consegue se comunicar minimamente com a população e mostrar, muito menos convencer, que está no caminho certo”. E acrescenta: “o problema não está no setor de comunicação, mas sim no próprio prefeito e na maioria dos secretários, que esquecem que estão no setor público, conduzidos pela política, pelo voto, não na iniciativa privada”.

Quando indaguei sobre a sua opinião quanto às próximas eleições, sobre qual seria a melhor alternativa para o grupo da situação, Leno Assis não vacilou em responder que a combinação da administração exitosa, do ponto de vista dos números da gestão em quase todos os setores, com um nome novo, sem rejeição, faria do grupo da situação quase imbatível. Perguntado sobre quem seria esse nome, na sua opinião, ele citou os empresários Gil do Mercadão e Ditinho, lembrando que a dificuldade do nome de Ditinho é o fato de ser cunhado do prefeito, o que forçaria uma renúncia do cargo em abril para que ele pudesse ser candidato. O que acha muito improvável. Já o Gil do Mercadão, segundo o marqueteiro, é um nome leve, promissor, amigo do prefeito e do próprio Ditinho, e tem o perfil ideal para unir o grupo, reanimar os políticos aliados do prefeito e partir para uma campanha com enormes chances de vitória.

Leno Assis fez questão de frisar que este é somente um ponto de vista e que Genival tem o direito legítimo de disputar a reeleição e testar seu nome mais uma vez nas urnas. E aí, seria o empresário Gil do Mercadão um nome forte para disputar essas eleições pelo grupo da situação? Genival o apoiaria? Ele e o pai o apoiaram em 2020. E Gil do Mercadão, tem pretensões de ser prefeito de Santo Antônio de Jesus? É “se” demais, né não?

Jornalista Gildásio Cavalcante e marqueteiro Leno Assis