Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Apesar dos constantes ataques ao sistema eleitoral do país por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse acreditar que o mandatário aceitaria uma eventual derrota.

“Acho que sim [Bolsonaro aceitará o resultado eleitoral]. Me parece que é um pouco mais a explicação para um momento eleitoral delicado que está vivendo. Se é a melhor forma de explicar, aí já é outra questão”, disse o magistrado em entrevista ao Boletim Metrópoles 2ª Edição, nesta terça-feira (2).

Na avaliação de Gilmar Mendes, a postura belicosa do presidente é uma “imitação desajeitada” dos discursos desta natureza no cenário internacional. “Faz parte um pouco desse discurso de grupos que se organizaram em alguns lugares do mundo, a chamada democracia iliberal. Aqui, até de uma maneira um pouco canhestra, tentamos mimetizar isso, sem muita elaboração ou talento. Ficamos um pouco numa versão pastelão desse modelo”, afirmou o ministro, que diz não acreditar na adesão dos militares em atos golpistas.

“Não me parece que haja clima nem no plano internacional nem no nacional para esse tipo de aventura ou investida”, pontuou o magistrado, apontando as leis como “armas” do Supremo para combater ameaças antidemocráticas.