EC Vitória

Contratado para ser o goleador do Vitória na temporada 2023, Léo Gamalho foi apresentado oficialmente na noite desta quarta-feira (21), na loja do clube no Salvador Shopping. Jogador com maior currículo entre os nove reforços do Leão, o centroavante de 36 anos sabe da expectativa gerada pela sua chegada à Toca, mas pediu paciência ao torcedor. Segundo o atleta, ainda será necessário melhorar o preparo físico antes de começar a balançar a rede.

“Eu sempre entro em campo tentando fazer o meu melhor. Sei que cria expectativa, o torcedor já quer um número de gols e eu procuro sempre ir aos poucos. O meu momento agora é de me condicionar fisicamente, estar melhor e buscar meus companheiros. Preciso buscar porque eles estão melhores do que eu fisicamente. Depois, buscar um lugar no time e procurar fazer os gols para ajudar a equipe. Na posição que eu jogo, respondo por isso, mas o importante é que eu ajude o Vitória a ganhar”, afirmou, na primeira entrevista coletiva como jogador rubro-negro.

Último a ser contratado, o atacante se apresentou na Toca do Leão no dia 13, portanto 15 dias após o início da pré-temporada. O centroavante tem um pré-contrato assinado, mas só terá a documentação regularizada em janeiro, porque o vínculo com o Coritiba, clube que defendeu nas últimas duas temporadas, encerra em 31 de dezembro. A janela de transferências nacional abre no dia 11 de janeiro, após a estreia do rubro-negro, que é no dia 5, contra o Cordino, pela fase preliminar da Copa do Nordeste.

Os clubes fizeram uma solicitação de antecipação à CBF e há possibilidade de que o atacante esteja regularizado até o dia 2 e, consequentemente, autorizado a entrar em campo na estreia do Vitória em 2023. Se ele estará apto fisicamente e se será relacionado pelo técnico João Burse é outra história.

O primeiro jogo do Vitória na próxima temporada será contra o Cordino-MA, pela pré-Copa do Nordeste. A partida será disputada em 5 de janeiro, às 19h30, no Barradão. Os ingressos já estão à venda. Se passar pelo adversário maranhense, o Leão enfrentará no dia 8 o vencedor de Jacuipense x Altos, valendo uma vaga na fase de grupos do torneio regional.

“Agradeço ao apoio. Obrigado à recepção do torcedor. Me surpreendeu, até, tanta gente. O Vitória é desse jeito. Uma equipe muito grande. Esse tipo de situação é corriqueira. Esse clube é histórico, é vitorioso e tem como projeto retornar à Série A. É isso que vamos procurar fazer”.

Vai usar a própria experiência para ajudar a conquistar o feito no final do ano. O atacante tem no currículo times como Internacional, Santa Cruz, Bahia, Ceará, Avaí, Goiás e Coritiba, clube que defendeu nas últimas duas temporadas. Em 2022, ele fez 43 jogos pela equipe paranaense, 30 deles como titular, e marcou 17 gols. Léo Gamalho também já passou por diversas agremiações internacionais. A última delas foi Al-Khor, no Catar, onde esteve antes de retornar para o Brasil.

“Quando eu soube do interesse do Vitória, não quis ficar esperando muito. Tenho respeito por essa instituição. Morei em 2007 em Salvador, mas tive um momento difícil. Conheço bem a cidade, que me amparou. Foi um povo que me apoiou”, disse.

Na verdade, Léo Gamalho morou em Salvador duas vezes, já que ele também residiu na cidade em 2015, enquanto defendia o Bahia. Teve sucesso inicial no tricolor, mas acabou a Série B sem o acesso. Agora, quer escrever uma história diferente no rubro-negro. Correio da Bahia