Uma barragem da Vale se rompeu na tarde desta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Bombeiros e Defesa Civil foram chamados para atender a ocorrência. Segundo a mineradora, o rompimento foi no começo da tarde na Mina Feijão. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas. Pouco mais de três anos atrás, a barragem do Fundão, da Samarco (Vale e BHP), rompeu em Mariana, provocando o maior desastre ambiental do Brasil e causando a morte de 19 pessoas.

Os rejeitos atingiram a área administrativa do local e parte da comunidade da Vila Ferteco, de acordo com informações iniciais. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, diz nota da empresa. A Prefeitura da cidade emitiu um alerta para que a população fique longe do leito do Rio Paraobepa.

O Instituto Inhotim, por precaução, está retirando funcionários e visitantes que estavam no local. Moradores da parte mais baixa da cidade também estão sendo removidos. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Germano Vieira, está indo para o local. “O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações”, diz nota do governo mineiro.

A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional informou que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, está se deslocando de Maceió para o local do acidente. Ele está acompanhado do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun.