O Ministério Público de Goiás informou que recebeu nesta quarta-feira (12), denúncias de 206 mulheres, por abusos, contra o médium João de Deus. Segundo balanço do órgão, existem vítimas de Goiás, Distrito Federal e mais oito estados, além de duas que vivem no exterior: uma nos EUA e outra na Suíça. A forma como serão colhidos os depoimentos, especificamente nestes dois casos, ainda está sendo definida.

 

A maioria dos contatos foi feita por meio do email criado pela instituição exclusivamente para os casos relacionados ao médium. O endereço foi divulgado às 11h de segunda-feira (10). Ou seja, o número de relatos foi feito num período de 30 horas. Além de mulheres de Goiás e Distrito Federal, também procuraram o MP outras residentes de alguns estados.

 

São eles: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O Ministério Público de Goiás explicou que as vítimas que residem em outros estados podem procurar os Ministérios Públicos locais para prestar depoimento. O material, posteriormente, será repassado para Goiás, onde foi criada uma força-tarefa com cinco promotores e dois psicológicos para cuidar do caso.

 

O órgão destacou que, além do email, possíveis vítimas também podem fazer denúncias pessoalmente, na sede do MP, ou pelos telefones (62) 3243-8051 e 3243-8052. O advogado Alberto Toron, que defende o médium, afirmou que o cliente nega as acusações e que ele está à disposição da Justiça para esclarecimentos. O jornal “O Globo”, a TV Globo e o G1 têm publicado nos últimos dias relatos de dezenas de mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium.