Os motoristas que precisam embarcar do Terminal de São Joaquim, em Salvador, para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, enfrentam filas de até 3h. No caso dos passageiros, as filas chegam a 2h de espera. As informações são da Internacional Travessias, administradora do sistema.

No sentido oposto, para quem sai da Ilha de Itaparica em direção a capital baiana, tanto os motoristas quanto os pedreses não encontram longas filas para embarcar. Neste momento, seis ferries estão em operação: Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo, Anna Nery e Dorival Caymmi em operação.

Há uma grande procura pela travessia nesta sexta. O ferry Maria Bethânia realiza um procedimento de manutenção, e retornará após a conclusão dos reparos. Não há previsão para que a embarcação volte a operar.

De acordo com a Transalvador, por volta das 9h, a fila para acessar o ferry chegava na altura da Feira de São Joaquim, em Salvador, e deixava o trânsito lento na região.

Esquema de carnaval

Desde segunda-feira (25), o ferry opera em esquema especial de carnaval, quando sete embarcações passaram a operar. Normalmente, são quatro embarcações. Na quarta-feira (27), a travessia começou a operar sem paradas. Esse esquema vai até as 23h30 de sábado (1º).

No domingo (3), o sistema funciona das 6h da manhã, até 23h30. Na segunda-feira (4), a travessia começa as 5 e termina as 23h30.

Na terça-feira (5), feriado por conta do carnaval, o sistema volta a operar a partir de 6h, sem paradas até a quarta-feira (6). A expectativa que durante a folia, mais de 450 mil pessoas e 65 mil carros passem pelas embarcações segundo informações do G1.