O município de Muritiba, no recôncavo baiano, registrou o primeiro caso da variante Gamma (P1). A confirmação foi realizada pelo Núcleo Regional de Cruz das Almas nesta sexta-feira (24). Segundo nota informativa da Prefeitura, o paciente que é morador do Distrito de São José do Itaporã, apresentou sintomas leves e sem necessidade de internamento, evoluindo para cura e tendo alta do isolamento no último dia 19 de agosto. O Município aproveitou para alertar a população que a pandemia ainda não acabou e que é necessário continuar seguindo todas as medidas de prevenção e combate a pandemia da Covid-19.

Variante Delta é detectada em Conceição de Almeida e Sapeaçu, no recôncavo baiano

Conceição do Almeida registrou no último domingo (19), o primeiro caso da variante Delta. Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de paciente de 22 anos de idade, sexo feminino, sem comorbidades, não imunizada e sem histórico de viagem nos últimos dias. Não apresentou complicações e evoluiu para alta. Diante desse cenário, por se tratar de uma variante mais contagiosa e que leva a uma maior proporção de pessoas hospitalizadas e maior mortalidade, a Prefeitura Municipal reiterou a manutenção dos cuidados de prevenção como uso de máscara, distanciamento social e adesão à vacinação.

Sapeaçu registrou na sexta-feira (17), o primeiro caso da variante Delta (B1.617.2). Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma adolescente de 16 anos, que não apresentou complicações, recebendo alta médica no último dia 26/08. A variante Delta é uma das chamadas “variantes preocupantes”, classificadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por terem a possibilidade de gerar reinfecção, a grande maioria dos casos novos são em pessoas que ainda não se vacinaram completamente com as duas doses e é caracterizada pelo alta poder de transmissibilidade.