O candidato pelo PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou, nesta quarta-feira (24), que se eleito, pretende trabalhar em parceria com o governo Federal e com os municípios para melhorar os índices de educação no estado. Ele ainda prometeu a construção de novos hospitais regionais e de defendeu uma interiorização do Planserv, o plano de saúde do servidor público.

Jerônimo ainda falou sobre a proposta de premiação para servidores da segurança pública, e defendeu o uso de câmeras nos fardamentos dos policiais, além da compra de viaturas blindadas.

O ex-secretário de educação do governo Rui Costa disse que, se eleito, tomará medidas contra a evasão escolar a partir do fortalecimento de programas de assistência. “Nós iremos ofertar um tablet com internet, manter o bolsa-presença e o nosso programa de dignidade menstrual para pessoas que menstruam. Nós vamos cercar o estudante de oportunidades e programas, programas como o partiu estágio e garantir que o estudante baiano tenha todas oportunidades para uma formação completa”, disse.

O candidato do Partido dos Trabalhadores disse ainda que pretende fazer um mutirão na educação básica para melhorar os índices de educação no estado, que apresenta historicamente números ruins. Jerônimo foi secretário de Educação da Bahia durante o segundo governo Rui Costa, entre 2019 e 2022.

“Eu vou conversar com Governo Federal, com os municípios, com os professores e com as associações para realizarmos um grande mutirão desde a base. Nós vamos melhorar toda a cadeia estratégica, com creches, nos ensinos fundamentais e médio. Muitas vezes, o estudante chega no ensino médio com uma carga negativa na formação e não há tempo hábil para o ensino médio ajeitar isto”, disse.

Jerônimo também falou sobre segurança pública. De acordo com o governo baiano, atualmente já há licitação para a aquisição de blindagem para viaturas. Jerônimo prometeu modernizar a frota com uso de câmeras.

“Teremos câmeras nos veículos com blindagem. Com as câmeras, onde a viatura vai passando, vai registrando e monitorando as comunidades, ajudando na inteligência da Secretaria de Segurança Pública.”, disse.

Fonte: g1