O ciclo se repete a cada quatro anos. Sempre que findado um processo de eleições presidenciais e estaduais, o foco dos bastidores da política santantoniense se voltam, quase que automaticamente, para a sucessão municipal. Hora de contar lucros e dividendos, desempenhos nas urnas e qual será o peso que os vencedores terão na disputa pela Prefeitura, algo que, mesmo distante, já aparece como ponto visível no horizonte.

Este ano, as coisas não parecem diferentes e 2020 é logo ali. Assim, o tabuleiro eleitoral já se mostra reconfigurado com o crescimento de três legendas uma até então pouco conhecida, que ganhou força entre o eleitorado nos dois turnos eleitorais realizados em outubro. É o caso do PSL, que elegeu o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República, o DEM, do prefeito de Salvador ACM Neto, e o do partido do governador eleito da Bahia Rui Costa.

No caso do PSL, de Bolsonaro, um político saiu fortalecido do pleito do último dia 7 de outubro. O candidato a deputado estadual Ideval Kleber que não se elegeu mas obteve 1.809 votos em Santo Antônio de Jesus e 8.099 no geral. O bom desempenho nas urnas conseguindo eleger o seu filho Rogerio Filho entre os seis deputados estaduais mais votados e obtendo 12. 904 votos, em Santo Antônio de Jesus coloca o atual prefeito Rogério com grandes possibilidades de continuar à Prefeitura em 2021.

Centro de Santo Antônio de Jesus - Praça Padre Mateus

Seu nome é bastante especulado nos bastidores políticos e também é reforçado pela votação que teve nas eleições de 2016, quando obteve o recorde de 29.089 votos, a maior votação da história de um postulante à Prefeitura. Já o ex-prefeito Humberto Leite do DEM, é o candidato mais forte entre os nomes mais ventilados da oposição, conta com o apoio do prefeito de Salvador ACM Neto e obteve 20.285 votos, sendo derrotado pelo atual prefeito Rogério em 2016.Outro que tem colocado o seu nome como candidato é o ex-diretor da extinta Dires, ex-presidente da Câmara Everaldo Júnior, foi candidato a deputado estadual no último pleito pelo PDT, obteve 2.546 votos na Bahia e 1.715 em Santo Antônio de Jesus.

Outros aspectos interessantes na política de Santo Antônio de Jesus é que nos últimos 39 anos o único filho legitimo eleito prefeito no município foi Urcisino Pinto de Queiroz. Santo Antônio de Jesus apesar de ser considerada a capital do recôncavo pelo seu comercio forte, pujante e de empresários empreendedores nunca teve um prefeito eleito desse segmento. Fala-se na cidade que o empresário Genival Deolino seria um ótimo nome, mas primeiro precisam perguntar ao próprio se ele quer enfrentar esse desafio. Seria o novo na política! Santo Antônio de Jesus também nunca elegeu uma prefeita. Está na hora de ousar ou continuar com a política velha? Vocês eleitores é quem decide!