Cinco dos seis operários que foram vítimas do desabamento de torre de tensão que deixou três mortos e três feridos na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, estavam em cima da torre, realizando um serviço no equipamento, no momento do acidente.

O acidente aconteceu por volta do meio-dia de domingo (15). Os funcionários que sobreviveram não quiseram gravar entrevista, mas contaram que ouviram um estalo segundos antes da torre tombar. Momentos antes do acidente, houve um temporal e muitos ventos no local. A perícia vai apurar o que causou a queda.

Nesta segunda-feira (16), o Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que abriu um inquérito para apurar as responsabilidades do acidente. Por meio de nota, o MPT informou que, durante esta semana, ofícios devem ser encaminhados aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA).

O MPT disse ainda que o inquérito será produzido por auditores-fiscais do trabalho e que a SRT-BA vai apresentar um estudo detalhado sobre as causas do acidente. A partir dos dados levantados, o ministério vai buscar reparação dos danos das vítimas.

Duas das vítimas morreram na hora e a terceira morreu no hospital. Os outros três feridos foram atendidos entre os hospitais de Simões Filho e Camaçari e liberados ainda no domingo (15). As vítimas trabalhavam para a empresa Assembly, terceirizada que prestava serviço à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela torre. De acordo com a Chesf, não há baianos entre as vítimas.

Veja quem são as vítimas do acidente:

  • Jonas dos Santos Silva, 35 anos, natural do Paraná – morreu na hora;
  • Reginaldo Coqueiro da Luz, 41 anos, natural do Maranhão – morreu na hora;
  • Renilson Alves Silva, 43 anos, natural do Piauí – foi socorrido para o Hospital Municipal de Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade;
  • José Bonfim Gonçalves Ferreira, 39 anos – foi socorrido com ferimentos leves para o Hospital Municipal de Simões Filho e liberado na noite de domingo (15);
  • Carlos André Conceição Amaral, 42 anos – foi socorrido com ferimentos leves para o Hospital Municipal de Simões Filho e liberado na noite de domingo (15);
  • Lucas (sobrenome dele não foi divulgado) – foi socorrido com ferimentos leves para o Hospital de Camaçari e liberado no domingo (15).

Ainda segundo a Chesf, a torre de tensão tem cerca de 30 metros de altura e pesa 12 toneladas. O equipamento era novo e ainda não estava em operação. No momento da queda, os trabalhadores instalavam cabos de alta tensão da torre.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), onde permanecem na manhã desta segunda-feira (16). Ainda não há informações sobre os sepultamentos. G1