O Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) registrou um aumento no número de mortes nas rodovias estaduais da Bahia durante a Operação Ano Novo, entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Capitão Lopes, comandante do BPRv, seis pessoas morreram em acidentes este ano, contra cinco casos registrados na última Operação Ano Novo.
“Infelizmente, a gente não conseguiu reduzir o número de sinistros envolvendo vítimas fatais. Ano passado tivemos cinco vítimas e este ano, seis vítimas fatais. Mas conseguimos a redução dos acidentes como um todo. Mais de 50% na redução e isso foi muito positivo para esse saldo”, comentou.
Ainda de acordo com o órgão, 16 acidentes foram nas estradas que cortam o estado sob administração estadual. Deste número, oito pessoas ficaram com ferimentos leves e outras oito, em estado mais grave.
O policial acrescentou que foram feitas abordagens e flagrantes de motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Um homem chegou a ser detido após o crime ser constatado pelo etilômetro e conduzido à delegacia.
“Foram flagrados oito condutores fazendo o uso de bebida alcoólica. Eles se recusaram a soprar o etilômetro. Um chegou a soprar e foi conduzido para a delegacia pelo crime de trânsito. Mas ainda assim, infelizmente ainda vemos essas pessoas nessa prática”, disse o oficial.
A maior parte dos acidentes ocorreu na BA-099, conhecida como Estado do Coco, que faz a ligação entre Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e o litoral norte da Bahia. Segundo a polícia, a razão se deve também ao grande fluxo de veículos na região, que registrou mais de 140 mil veículos durante a fiscalização. G1