Reprodução

O prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (PMDB), pediu com urgências medidas mais eficazes e tecnológicas de contenção e retirada do petróleo cru que atinge o litoral do nordeste. Somente na última semana, a Prefeitura de Salvador, com 405 agentes de limpeza, 16 caminhões e três tratores, retirou mais de 100 toneladas de petróleo das praias da capital.

“Seria justificável ao homem de Neandertal estar à beira da praia catando petróleo de forma rudimentar, sem nenhuma tecnologia, mas hoje, na maior baía do Brasil, vendo prejuízos incalculáveis a médio e longo prazo, possivelmente com partículas já sendo ingeridas por crustáceos que serão ingeridos por nós, é assustador não vermos tecnologia de ponta sendo aplicada na contenção e remoção antes das grandes manchas chegarem às praias”, declarou Vinicius.

“Se fosse no Sudeste, na Baía de Guanabara, em praias cariocas, já se estaria empregando até tecnologia externa internacional, mobilizando o exército de Israel novamente, com equipamentos de ponta e produtos aplicados direto no petróleo ainda no mar”, apontou o prefeito.