A Prefeitura de Feira de Santana, cidade a 120km de Salvador, divulgou na quarta-feira (8), o regulamento do concurso para Rainha, Princesas e Rei Momo da Micareta de Feira. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 deste mês. Após três anos de suspensão por causa da pandemia da Covid-19, a Micareta será realizada entre os dias 20 e 23 de abril.

Os interessados deverão comparecer à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, situada na Rua Estados Unidos, 37, no bairro Kalilândia, das 8h às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, para realizar a inscrição.

É necessário apresentar:

  • Documento de identificação com foto e assinatura;
  • Título de eleitor;
  • CPF;
  • Comprovante de residência do último mês, em nome do candidato ou Contrato de Aluguel ou Declaração de Residência com cópia do RG do Declarante;
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo responsável;
  • Uma foto colorida de corpo inteiro no tamanho 10x15cm.

Para participar o candidato não pode ter sido eleito na edição anterior do concurso. Na categoria de Rainha da Micareta, a idade mínima permitida para inscrição é de 18 anos. Já para a categoria de Rei Momo, o peso mínimo é de 80kg e idade mínima de 18 anos.

História da micareta

Desde o seu surgimento e antes da pandemia da Covid-19, a micareta de Feira só deixou de ser realizada em duas ocasiões: a primeira na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, por causa do golpe militar.

Há registros de carnavais em Feira de Santana de 1891 a até a década de 1940. Em 1937, a festa não ocorreu na data prevista, por conta de uma forte chuva que atingiu a região, e teve de ser adiada para depois da quaresma, em data não convencional. Foi então que, oficialmente, nasceu a micareta.

O adiamento da festa foi uma sugestão do coletor e criador de carros alegóricos Manuel da Costa Ferreira, o ‘Maneca Ferreira’ – que dá nome ao principal circuito da festa. Ele propôs a mudança da data da folia e teve apoio da população e dos organizadores.

O carnaval e a micareta coexistiram na cidade até 1944, quando a festa momesca deixou de ser realizada e saiu do calendário oficial de eventos do município. Com a construção da BR-324, na década de 20, uma das principais vias de ligação da capital com o interior, muitos grupos deixavam de curtir a festa em Feira para ir para a capital. G1