Moradores da cidade de Ituberá, interior baiano, tem usado as redes sociais para denunciar o valor exorbitante usado pela Prefeitura para o serviço de troca de lâmpadas na cidade. Por cerca de R$ 17 milhões, a Prefeitura contratou a empresa RCX Locações e Comércios de Materiais Elétricos para trocar as lâmpadas da cidade. A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município e compartilhada por moradores da cidade nas redes sociais.

Além do valor, considerado exorbitante, moradores ainda apontaram que a RCX é uma empresa já envolvida em contratos suspeitos com a prefeitura de Itapetinga. Com desconto de R$ 22 milhões à empresa, a Prefeitura de Itapetinga fechou o contrato de 2023, mesmo com contrato de 2022 ainda vigente. Em nota, a Prefeitura de Ituberá classificou a denúncia como “fakenews” e atribuiu a “confusão” a “desconhecimento das modalidades de licitação”.

“O valor do contrato será em torno de R$ 5 milhões de reais, para um período de 60 meses, que ficará em torno de R$ 90.000 mensais. Quando da sua implantação haverá enorme economia para o Município, pois deixará de contratar empresa de manutenção do Parque de Iluminação, hoje no valor maior que R$ 100.000 mensais, e reduzirá sua atual conta de Iluminação em torno de 50%”, diz trecho da nota.

“O município de Ituberá tem na transparência e na economicidade os seus princípios basilares, de modo que todo dinheiro público investido é fruto de muitos estudos e análises, pensando-se sempre no cidadão. Por isso é bom o cidadão ficar atento a esses fatos a fim de não se espalhar fakenews, instrumento muito utilizado nos últimos dias, em uns casos por desconhecimento, mas em outros por má-fé”, afirma outro trecho da nota. BNews