Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

A carreira de quatro jogadores da base do Vitória vai ganhar novo rumo a partir da próxima semana. O zagueiro Renato, os volantes Edenilson e José Breno, e o atacante Luís Miguel serão promovidos ao elenco profissional. Eles serão integrados a partir de segunda-feira (22) com o objetivo de conquistar o técnico Léo Condé.

O volante Edenilson e o atacante Luís Miguel, ambos de 18 anos, foram alguns dos destaques do Vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O rubro-negro foi eliminado na terceira fase pelo Ibrachina. Depois de empatar em 1×1 no tempo regulamentar, o Leãozinho foi derrotado nos pênaltis. Na fase de grupos venceu Picos-PI por 1×0 e empatou sem gols com CSA e o próprio Ibrachina. Na segunda fase, goleou o Vasco por 4×1.

“Muito mais do que o resultado eu fico contente com o desempenho dos atletas. A gente tinha a expectativa de avançar mais na competição, pelo nível da nossa equipe, de chegar, no mínimo, às quartas de final, mas o principal objetivo é alcançado quando os atletas que a gente vem formando chegam ao profissional. Meu trabalho é formar os garotos, formar a parte técnica, física, mental e colocar à disposição”, pontuou o diretor das categorias de base do Vitória, Thiago Noronha.

O zagueiro Renato e o volante José Breno, ambos de 19 anos, integrariam o time sub-20 pela última vez em 2024, por conta da idade, mas é critério do Vitória que atletas nessa condição sejam testados no profissional ou emprestados a outras equipes. O clube decidiu pela primeira opção e os jogadores terão a oportunidade de mostrar serviço.

Inicialmente cotado para subir ao profissional, o zagueiro Andrei seguirá na base para ter mais vivência na categoria. Ele chegou à Toca no ano passado, vindo do Atlântico, e fará a primeira temporada no sub-20.

Com contrato até 2027 e multa rescisória de R$ 320 milhões, a maior do clube, o atacante Alexsandro, 17 anos, também vai esperar um pouco mais. Recuperado recentemente de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, ele compõe um grupo especial de maturação focado em auxiliar os atletas da base a chegarem em um nível físico ideal. O atacante Fábio, integrado ao profissional na Série B do Brasileiro no ano passado, realizou esse trabalho.

“Ele também vai disputar o primeiro ano de sub-20 e a ideia é prepará-lo para atingir um nível técnico e físico competitivo, ver como ele vai responder aos estímulos que a gente vai dar. É um agrande promessa”, projetou Thiago Noronha. Correio da Bahia