Ao lado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), voltou a criticar o governo de Rui Costa (PT). Desta vez, Roma acusou a gestão petista de demora na entrega de uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Wanderlino Nogueira, que ficará em Vitória da Conquista. Em nota enviada à Tribuna, a administração estadual informou que “aguarda apenas ajustes finais da obra e da compra de equipamentos para a unidade”.

De acordo com Damares, a obra tem investimento de R$ 20 milhões do governo federal. “Nós estamos sempre pedindo ao governo do estado, que a gente faça a entrega, porque aqui vão ficar os meninos que estão em conflito com a lei, os meninos que precisam cumprir medidas socioeducativas”, declarou ela, em um vídeo publicado nas redes sociais. Roma endossou a declaração e criticou o governo Rui. “Está pronto há mais de um ano, e daqui a pouco essa obra vai começar a deteriorar e ainda não foi feita a sua inauguração para que de fato possa servir a população. Isso não é motivo de disputa política. Ou queda de braço de gestão. O que se busca fazer aqui é com ações como essas cheguem a quem mais preciso”, afirmou ele.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) disse que a obra passa pelos últimos ajustes, e criticou o governo federal por atraso nos repasses federais. “O Governo da Bahia não mede esforços para que a Case Wanderlino Nogueira seja entregue à sociedade. Mesmo diante de consecutivos atrasos no repasse de recursos por parte do Governo Federal, o Estado interviu e antecipou recursos estaduais para que a obra não fosse interrompida. A SJDHDS informa ainda que estão sendo realizadas intervenções físicas de obras e serviços complementares de engenharia na Case, bem como, os processos de compra de equipamentos para o adequado funcionamento da unidade, além de definições referentes ao modelo de gestão do equipamento”, diz em nota. “Importante ressaltar que o Governo da Bahia adota, como diretriz governamental, que as entregas ou inaugurações de equipamentos públicos à população sejam realizadas em adequadas e plenas condições de funcionamento, não visualizando conveniência e oportunidade na entrega dos equipamentos sem a devida estrutura. O Governo da Bahia tem compromisso e responsabilidade com a sua população e seguirá os esforços para viabilizar, com brevidade, a entrega do importante equipamento à comunidade socioeducativa baiana”, acrescentou.

O deputado federal Zé Neto (PT) saiu em defesa do governo estadual. “Esse pessoal do governo federal tem que deixar de fazer política e cair na real. De lá pra cá, infelizmente, só enfrentou problema. A obra só chegou ao seu final porque o Governo do Estado antecipou recursos e concluiu a obra, enquanto os recursos federais chegavam à conta gota. Infelizmente, a pandemia gerou problemas na compra de equipamentos. Se o ministro e a ministra querem, eles deveriam perguntar o que está faltando para colaborarem e não vir com crítica vazia atrás de palanque político”, declarou.