Seguindo uma agenda em que tratou da conclusão do II Distrito Industrial em Santo Antônio de Jesus, aconteceu em outubro de 2019, na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, em Salvador-BA, uma reunião com o vice-governador, solicitada pelas Entidades Empresariais (ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ), onde estiveram presentes os empresários industriais das empresas: Design Indústria de Colchões e Estofados LTDA, Cimeaço Comércio de Ferragens LTDA, Lemavos, Isobras, K&M Indústria e Comércio de Biscoitos LTDA, GL Indústria de Vidros e JLS Estofados, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACESAJ), Sr. Joel Lessa.

Na oportunidade, foi apresentado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão, todo o projeto do II Industrial, bem como toda parte burocrática para finalização do mesmo. O vice-governador também ouviu as demandas dos empresários presentes, que mencionaram a importância da finalização do processo para o fortalecimento da economia do município, entre outros benefícios. Após a reunião com os empresários industriais de Santo Antônio de Jesus, a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo conversou com o vice-governador João Leão e com o presidente da Associação Comercial Joel Lessa que falaram da importância do encontro.

“Nossa meta é botar o Distrito Industrial II para funcionar”, disse vice-governador João Leão após encontro com empresários industriais de SAJ

Com investimento de mais de R$ 10 milhões e podendo abrigar 40 novas empresas e gerar três mil empregos, Distrito Industrial II segue parado em SAJ

Entregue pelo governo do estado, o Distrito Industrial II em Santo Antônio de Jesus seria o marco da industrialização, ponto de superação para o desenvolvimento do município, e a conexão para o crescimento da economia. Longe de alcançar o objetivo inicial, o Distrito Industrial ainda não teve o mesmo sucesso que os distritos de outros municípios da Bahia. Abandonado, e gerenciado pela ex-Sudic, hoje, desativada, o Distrito II segue parado em 2022 e as promessas só ficam no papel. Na tarde desta terça-feira (4), a equipe do Portal Infosaj/TV Recôncavo esteve no Distrito Industrial para mostrar como está o espaço que serve para oferendas e aulas práticas das autoescolas da cidade.

Localizado no km 24 da rodovia BA-046 – estrada que liga Santo Antônio a Nazaré -, o espaço fabril ocupa uma área de 445 mil metros quadrados e pode abrigar cerca de 40 empresas. Localizada no Recôncavo Sul, com cerca de 100 mil habitantes, Santo Antônio de Jesus é um dos mais importantes centros comerciais do estado.

Utilizando nos últimos anos o bordão “O comércio mais barato da Bahia”, o município é pujante nos segmentos de comércio e serviços, com destaque principalmente para os segmentos de material de construção, móveis e eletrodomésticos, além da sua feira-livre, considerada uma das maiores do estado. Clínicas médicas, hospitais, campi da Universidade Federal do Recôncavo – e de diversas faculdades privadas – e indústrias, também impulsionam o desenvolvimento local.