É muito grande o descrédito da população com a chamada “velha política”, movimentos e organizações voltados para a renovação política em Santo Antônio de Jesus, autointitulados suprapartidários e com diferentes linhas de atuação iniciaram processos seletivos para a renovação do grupo Beija-flor, com formação de políticos e começaram a identificar lideranças para representá-los nas eleições de 2020. O grupo denominado Beija-flor não se renova a quase quarenta anos. Prova disso, é que os dois últimos prefeitos foram o saudoso Renato Machado (Já falecido) e Humberto Leite, que já disputou cinco eleições perdeu três e venceu duas, a primeira com ajuda do saudoso Renato Machado a segunda com a ajuda do atual prefeito Rogério Andrade.

Por isso existe um movimento muito forte de lideranças suprapartidária e da população que defendem o nome do empresário Luiz Claudio o popular “Careca”, como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020, em Santo Antônio de Jesus. Conversando com lideranças políticas da cidade e que pregam a renovação citaram como exemplo o grupo Jacu que teve o saudoso Ursicino Pinto como prefeito no início dos anos 80, e renovou com Álvaro, Euvaldo e agora com o atual prefeito é por isso que está no poder a mais de doze anos. E o grupo Beija flor? Vive da lembrança do saudoso Renato Machado, o seu maior líder e da teimosia de Humberto que já foi candidato cinco vezes e que ainda não entendeu que o grupo precisa de renovação, como tudo na vida! Os votos não pertencem a Humberto, e sim ao grupo beija-flor.

É preciso de um gesto de grandeza por parte de Humberto, é preciso saber a hora de parar, entregar o bastão. O momento é de renovação!  No grupo tem nomes como por exemplo: Careca, Carlos Machado, Leonel e Dílson. Seguindo outra linha de oposição temos como pré-candidatos: Everaldo com legenda já confirmada pelo PDT, Matias e Edy Diniz que se colocam como alternativas diferentes. A conclusão óbvia é que o esforço da classe política em renovação tanto no legislativo quanto no executivo só faz bem o município. Use o poder do voto. Se não fizer isso agora, outra chance só daqui a quatro anos.

“Se com esses políticos não está funcionando, mudemos então os políticos”. Partindo desse pressuposto, pessoas oriundas da sociedade civil e da iniciativa privada têm se reunido em grupos para lançar novos candidatos. São os chamados movimentos de renovação política.  Sobre os pré-candidatos a prefeito citados que não conseguirem emplacar os seus nomes, coloquem-se como candidatos ao legislativo! Uma câmara independente, competente e compromissada com Santo Amônio de Jesus vai fiscalizar, orientar e fazer com que o prefeito trabalhe mais pelo nosso município.