O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, nesta terça-feira (10), que Salvador terá Bienal do Livro em 2020. A divulgação foi feita durante coletiva realizada no novo Centro de Convenções da capital baiana, onde o evento literário deve ser realizado.

“A Bienal 2020 será a maior de todos os tempos, em todo o Brasil. Ela vai acontecer aqui no Centro de Convenções. Sei que essa disputa saudável com o Rio de Janeiro sempre aconteceu, eu adoro o Rio, mas sempre que eu puder puxar a sardinha para o meu lado, eu vou puxar. O Brasil inteiro, a partir de hoje, fica sabendo que ano que vem não será no Rio, será na primeira capital do Brasil”, disse o prefeito durante o anúncio.

Apesar de ACM Neto falar em disputa com o Rio de Janeiro, a Bienal do Livro do Rio acontecerá normalmente em 2021, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). O Snel disse ainda que o evento será entre os dias 3 e 12 de setembro, no Riocentro.

“A Bienal acontece sempre, em todos os anos ímpares no Rio [de Janeiro], e nos anos pares em São Paulo. Agora nós teremos uma edição nova em Salvador, no ano que vem. A Bienal do Rio 2121 vai acontecer normalmente. Todas as cidades podem fazer feira de livros, mas a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em 2121 está mantida, assim como a de São Paulo em 2020”, informou o Snel por meio da assessoria de imprensa.

A Câmara Brasileira do Livro, que organiza a Bienal de São Paulo, também confirmou, e disse que o evento ocorrerá normalmente de 30 de outubro a 8 de novembro de 2020, no Expo Center Norte.

A última edição da Bienal do Livro em Salvador foi em 2013. Ainda durante o anúncio, o prefeito citou autores baianos e falou sobre o orgulho em receber o evento. “Tenho certeza que a Bahia de Gregório de Matos, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado, Myrian Fraga e de tantos outros talentos literários vai ficar orgulhosa em receber esse evento que está fora do nosso calendário cultural desde 2013”. G1