Esta terça-feira (13), dia de Santa Luzia, será especial e única em Salvador. A partir das 11h, a imagem original da protetora dos olhos guiará a procissão pela primeira vez, desde que foi trazida da Europa para a Bahia, há 120 anos.

As procissões anteriores eram feitas com a imagem peregrina, que é feita de madeira e é mais leve. A programação em homenagens à santa começou às 5h30, com alvorada. A primeira missa foi celebrada às 6h, para uma multidão que lotou a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia.

Nossa Senhora do Pilar, inclusive, divide a morada com a mártir desde 1902, quando a Igreja de Santa Luzia – que ficava no bairro do Comércio – pegou fogo. Depois do incêndio, a imagem da protetora dos olhos foi transferida de igreja pelos próprios fiéis.

“Ela foi trazida em procissão, as pessoas trouxeram. Eu digo sempre que Nossa Senhora do Pilar acolheu Santa Luzia, e Santa Luzia acolhe essa devoção tão bela e intensa dessa virgem”, explica o padre e administrador da igreja, Renato Minho.

Antes da saída da procissão, às 11h30, uma enorme fila de devotos se formou em frente à igreja. As pessoas foram em busca de lavar os olhos e beber a água da fonte, descoberta em 1738. Foi neste local que há a história de um dos milagres de Santa Luzia.

“A fonte existe muito antes da construção da igreja. Ela é de 1738, ela já estava e abastecia os trapiches, abastecia o Mercado do Ouro, abastecia essa parte da cidade. Quando a imagem chegou – e por isso que eu digo que essa é a imagem do milagre – em 1902, um senhor cego bebeu da água, lavou o rosto e começou a enxergar. Eu digo sempre que não tenho registro oficial do fato, mas dos três anos que eu estou aqui, eu posso garantir que muitos milagres têm acontecido por intercessão de Santa Luzia”, contou o padre.

As próximas missas serão às 10h, 15h e 17h. Para a procissão, houve a interdição do tráfego de veículos na Rua do Pilar, entre a lateral da Igreja Santa Luzia do Pilar e a Rua Alfredo Henrique de Azevedo, e na Travessa do Pilar.

Uma barreira móvel foi instalada entre a Travessa do Pilar e a Avenida Jequitaia. A procissão fará o retorno no 2º Distrito Naval e seguirá pela Rua Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, retornando para a Avenida Jequitaia, fazendo o percurso de volta para a Igreja Santa Luzia.

A partir das 11h, serão interditadas progressivamente a Rua do Pilar, na saída da Igreja Santa Luiza, passando pela Travessa do Pilar, a Avenida Jequitaia, a Rua da Suécia, a faixa da direita da Avenida da França, a Praça Cairu e a Avenida Lafayette Coutinho, também conhecida como Avenida Contorno.

No trajeto da procissão, serão instaladas barreiras móveis progressivas na Avenida da França (em frente ao galpão 3) e na Rua da Conceição da Praia/Avenida Lafayete Coutinho. g1