A Secretaria de Educação do Estado (SEC), disponibilizou novos conteúdos no Portal de Educação para ampliar possibilidades de acesso para estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior por meio de Recursos Educacionais Digitais (RED).

O canal, que tem produção de 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia, é uma ação adotada pela SEC em parceria com as IES, que possibilita a substituição das aulas presenciais nas escolas e universidades, diante do enfrentamento contra a pandemia do novo coronavírus.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que esta ferramenta reflete ainda mais a parceria da SEC com as IES, além do fortalecimento da educação na Bahia. “A concretização desse ambiente na Plataforma Anísio Teixeira expressa uma nova dinâmica de cooperação entre a Secretaria da Educação e as instituições públicas baianas de Ensino Superior, a fim de fortalecer a formação de educadores e consolidar a aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

O secretário ainda ressalta que: “Nós queremos ampliar ainda mais esta plataforma e também estamos dialogando com outras entidades, a exemplo da UNDIME- BA (União Nacional dos Dirigentes Municipais- Bahia); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-Bahia); do Conselho Estadual de Educação (CEE); da APLB-Sindicato; e dos Fóruns de Educação. Tudo isto sem perder de vista a nossa grande preocupação com aqueles que não têm acesso à internet.”

O reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais Baianas, Luiz Otávio de Magalhães, falou sobre o significado desta iniciativa em um momento tão emblemático como este. “Nós estamos vivenciando uma crise que tem origem em questões relacionadas à saúde pública, mas que terá grandes impactos em outros campos da vida social, em particular na educação. Este momento atual obriga órgãos públicos e instituições relacionadas ao desenvolvimento da educação a rediscutir as bases materiais e epistemológicas de nosso trabalho. É um primeiro passo, uma aproximação de universidades e órgãos da Educação Básica visando, neste momento, compartilhar conteúdos e experiências educacionais”, afirmou. O Canal das Universidades pode ser acessado pelo Portal da Educação ou pela Plataforma Anísio Teixeira. G1