A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta segunda-feira (23), que vai garantir o acesso gratuito aos medicamentos com a substância hidroxicloroquina para todos os pacientes que tiverem exames ou receitas médicas que comprovem a necessidade do uso, mesmo que não estejam cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida é válida para quem tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite. A decisão foi tomada por causa da dificuldade relatada pelos baianos em adquirir o medicamento nas farmácias, segundo a Sesab.
Os pacientes devem enviar, preferencialmente, um e-mail para: [email protected], com a documentação e exames. Quem não tiver como enviar pela internet pode mandar a documentação para o endereço: FIMAE, Praça Conselheiro João Alfredo, s/nº – Pau Miúdo, em Salvador.
Quem estiver no interior do estado deve mandar a documentação para as farmácias dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS). A Sesab disponibilizou o contato (71) 3117-1645 para informações.
À medida em que os pedidos forem aceitos, os pacientes serão informados por e-mail e telefone sobre o dia de comparecimento na farmácia para fazer a retirada. A quantidade de medicamento liberada poderá ser para até três meses de atendimento, a depender da quantidade de estoque disponível no momento da retirada. G1