EC Vitória

O triunfo sobre a Ponte Preta, no último domingo, em Campinas, São Paulo, deixou o Vitória mais folgado na briga contra o rebaixamento. O time comandado por Geninho abriu quatro pontos para o Figueirense, primeira equipe do Z-4 da Série B. E o Figueira é justamente o próximo adversário do Rubro-Negro, partida marcada para sábado, às 16h30, no Barradão, em Salvador.

O jogo do próximo fim de semana é, portanto, um confronto direto entre equipes que brigam contra a degola. Em caso de triunfo, o Vitória pode abrir até sete pontos de distância para o Z-4. Já uma derrota recoloca pressão sobre o time baiano, que ficaria a um ponto da área de rebaixamento. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o risco de queda atualmente é de 17%. Antes do triunfo sobre a Ponte Preta, era de 39%.

A partida contra o Figueirense abre uma sequência de dois jogos do Vitória como mandante. No dia 5 de novembro, o Rubro-Negro encara o Brasil de Pelotas, no Barradão. A equipe gaúcha também ocupa uma posição na metade de baixo da tabela. Hoje, aparece em 12º, com 39 pontos, três a mais que o time baiano.

A série de jogos contra rivais diretos é decisiva para o Vitória se aproximar do número de pontos necessário para evitar um eventual rebaixamento. Conforme os cálculos de Tristão Garcia, as equipes que alcançarem 46 pontos podem se sentir seguras. Com 36, o Vitória precisa de mais 10, o que representa três triunfos e um empate nas sete rodadas restantes.

Para o jogo contra o Figueirense, Geninho não contará com o volante Léo Gomes, suspenso pela expulsão diante da Ponte Preta. Em compensação, Lucas Cândido deve voltar a ficar à disposição. O atleta desfalcou a equipe nas últimas rodadas em virtude de lesão muscular. Globoesporte