Foto: Paula Paiva Paulo/G1

Subiu para 21 o número de mortos após deslizamentos provocados pelo temporal que atingiu a região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A forte chuva começou na noite de segunda-feira (2) e se seguiu até a madrugada de terça-feira (3). Dentre os mortos, estão dois bombeiros que trabalhavam nas buscas em Guarujá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda há 28 pessoas desaparecidas, e as buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (4) em Santos, São Vicente e Guarujá.

Veja onde ocorreram as mortes:

  • Guarujá: 17 mortes
  • Santos: 3 mortes
  • São Vicente: 1 morte

A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.

Em um período de 24h, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 320 mm em Guarujá, valor muito acima da média de 263 mm prevista para março. Em Santos, choveu 239 mm, perto da média de 257 mm. Já em São Vicente foram registrados 207 mm de chuva, abaixo da média de 257 mm prevista para o mês todo.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, há previsão de chuva fraca em pontos isolados da Baixada Santista nesta quarta-feira, que deve elevar ainda mais os acumulados de chuva na região. Por conta do fato de o solo ter ficado completamente encharcado, o risco de deslizamentos continuou elevado. G1