Em evento de inauguração da reforma da Emergência do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que acontece nesta quinta-feira (23), em Salvador, a secretária da Saúde, Tereza Paim, falou sobre os surtos de gripe registrados na Bahia nas últimas semanas.

A Bahia tem 185 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e duas mortes ocasionadas pela doença.

De acordo com Tereza, as notificações estão sendo registradas na Secretaria da Saúde (Sesab) mas a instabilidade de dados do Ministério da Saúde impede a pasta de ter dados epidemiológicos.

“Ainda ontem estivemos em contato com o Ministério da Saúde pedindo celeridade. O Datasus precisa nos dar esse retorno para a gente ter um status epidemiológico suficientemente baseado nas evidências das notificações para considerar uma epidemia”, disse a secretária.

A titular da Sesab ainda ressaltou que em comparação ao ano passado, quando as medidas de proteção ainda eram intensas, o estado não apresentou surtos de gripe.

“Esses surtos de vírus da Influenza com H3N2, eles surgiram antecipadamente, no geral, não seria nessa época. Nós chegaríamos em fevereiro, quando a gente tem Carnaval e tem o nome da gripe que é do carnaval, a Influenza. E o que tá acontecendo é uma antecipação disso”, afirmou a secretária.

Salvador registrou 238 casos de gripe, sendo 151 deles de Influenza A H3N2. Quanto ao planejamento, Paim informou que é importante manter as medidas preventivas, fazer o diagnóstico mais precoce possível e entender que sinais leves são tratados nas unidades básicas de saúde e os mais graves nas unidades de pronto atendimento.

“A busca pela unidade de pronto atendimento para sinais leves vai levar a doença para outras pessoas, assim como fizemos na covid, é preciso ter esses mesmos cuidados, essa mesma atenção, para que o diagnóstico seja mais rápido e as pessoas possam ser cuidadas”, concluiu. Bahia Notícias