O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai fiscalizar os postos para garantir que a redução no preço dos combustíveis anunciada pela Petrobras chegue ao consumidor
“Os postos de gasolina serão fiscalizados pela ANP, nós teremos a mão firme do governo para que o preço chegue na bomba”, afirmou o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil. “Nós não vamos transigir, aquele que porventura tentar capturar essa conquista dos brasileiros, que são combustíveis mais baratos, serão punidos com rigor da lei”, completou.
O ministro disse já ter feito reuniões com a ANP para tratar do tema. “Mais do que acompanhar, eu já fiz reuniões com a nossa ANP, a nossa agência Nacional de Petróleo. Nós temos a obrigação de como reguladores do setor de petróleo e gás de a gente acompanhar todos os elos da cadeia.”
Na terça-feira (16), a Petrobras a anunciou redução de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel. Também anunciou o fim da política de paridade de importação (PPI). Silveira afirmou que a atuação do governo por meio da ANP é necessária, porque o “brasileiro tem que ser beneficiado por esse esforço do presidente Lula de impulsionar e criar uma política nacional de preço de combustíveis justa com o povo”.
O ministro voltou a criticar o PPI e a defender que a Petrobras cumpra um papel social, como empresa pública, praticando preços mais atrativos para o consumidor brasileiro. “A Petrobras tinha política de preço criminosa (…) política que visava exclusivamente lucro dos acionistas, nada contra o lucro, empresa tem que continuar sendo atrativa pra investimento, mas ela tem que cumprir seu papel social”, defendeu. G1