O movimento de travessia entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, é tranquilo, na manhã terça-feira (25), conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pelo transporte.

O fluxo é maior no Terminal de Vera Cruz, devido ao retorno das pessoas que foram passar o feriado prolongado no interior, mas não há filas para embarque, aponta o órgão. A expectativa, no entanto, é que a procura pelo serviço aumente no turno da tarde.

Ainda segundo a Astramab, oito embarcações estão em operação no momento, com saídas a cada 30 minutos nos dois terminais, o Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e o Náutico do Comércio, na capital. Em caso de aumento da demanda, os embarques ocorrerão a cada 15 minutos.

As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são consideradas boas, com ventos fracos e mar calmo. A travessia foi iniciada às 5h. O último horário saindo de Mar Grande será às 18h30, e de Salvador às 20h .

Catamarãs e escunas

A travessia dos catamarãs de Salvador para Morro de São Paulo também é tranquila nesta manhã, conforme a Astramab.

A primeira saída para Morro ocorrerá as 9h. Os próximos horários para o passeio são: 10h30, 13h e 14h30. Já no sentido contrário, saindo de Morro de São Paulo, a travessia ocorrem as 9h, 11h30, 13h e 15h.

O fluxo maior da travessia será de retorno de Morro, com previsão de que todos os horários ocorram com lotação completa.

Os usuários podem adquirir bilhetes no momento do embarque. A passagem custa R$ 95,20. A viagem direta de catamarã entre a capital e o Morro de São Paulo dura em média 2h20.

As escunas de turismo também operam normalmente nesta terça-feira e registram procura moderada, informa a Astramab. A partir das 9h, elas zarpam do Terminal Náutico, fazem paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, retornando a Salvador às 17h30. A tarifa do passeio é R$ 60.