As operações da travessia Salvador-Mar Grande foram suspensas por volta das 6h30 desta segunda-feira (5). As lanchas devem voltar a fazer da travessia às 8h30, segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). A interrupção do sistema ocorre por conta da maré baixa prolongada, que começou no domingo (4) de acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia.

 

Não é só pela manhã que o transporte sofre alterações de horário por conta da maré baixa. A travessia também vai encerrar mais cedo, às 18h. Normalmente, sem a maré baixa, a última viagem partindo de Salvador é às 20h e de Mar Grande, às 18h30. Quando estiver em operação, a travessia vai operar com oito embarcações e saídas a cada 30 minutos.

 

A expectativa é que com o aumento do fluxo de retorno do feriadão, as saídas passem a ser de 15 em 15 minutos no Terminal de Vera Cruz. Para as viagens com destino a Morro de São Paulo, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia informou que o fluxo de passageiros é intenso. Os horários disponíveis saindo do Terminal Náutico, em Salvador, são 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo são 9h, 11h30, 13h e 15h.

 

A passagem custa R$ 95,20 e a viagem dura, em média, 2h20. O sistema ferry-boat, que também faz a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica, segue sem restrições. De acordo com a Internacional Travessias, responsável pelo transporte, o fluxo de passageiros na manhã desta segunda-feira é intenso no Terminal de Bom Despacho, na Ilha, por conta da volta do feriadão que começou na sexta-feira (2).

 

Já a movimentação de passageiros no sentido contrário, de Salvador para a Ilha é tranquilo. A empresa informou ainda que o tempo de espera para veículos é de uma hora, nesta segunda-feira. Seis embarcações estão em tráfego: Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo.