A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória entra em campo na noite desta quarta-feira (21), às 20h45 (da Bahia), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, precisando vencer o Cruzeiro – e também de uma combinação de resultados – para sair da zona de rebaixamento após mais de um mês. A última vez que o Leão não esteve na zona foi ao fim da 29ª rodada. Ainda assim, cabe um asterisco.

 

Na ocasião, o rubro-negro venceu a Chapecoense por 1×0, no dia 14 de outubro, e, graças ao gol de Lucas Fernandes na Arena Condá, terminou a rodada em 16º lugar. No entanto, aquela posição não era consolidada, pois o Ceará, que aparecia em 18º com 31 pontos, tinha uma partida a menos, devido ao adiamento do jogo contra o Cruzeiro, pela rodada anterior.

 

Dez dias depois, os cearenses venceram por 2×0 no Mineirão e colocaram o Leão na zona de rebaixamento, de onde o time não saiu mais. A presença rubro-negro na zona de degola coincide com o jejum que começou depois de vencer a Chape: 2×2 com o Corinthians, derrota por 1×0 para o São Paulo, 1×1 com o Paraná, 2×2 no Ba-Vi, 0x0 contra o Sport e derrota de 2×1 para o Atlético Paranaense segundo informações do Correio da Bahia.

 

A última vez que o Vitória esteve fora do Z4 sem asterisco foi há quase dois meses. Na ocasião, o clube terminou a 26ª rodada em 14º lugar mesmo com a derrota por 4×3 para o Botafogo no Barradão, no dia 23 de setembro. Atualmente, o Leão é o 19º colocado, com 36 pontos. Tem um ponto a menos que Chapecoense e América e dois a menos que o Sport, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

 

Se vencer o Cruzeiro nesta quarta, o Vitória sairá do Z4 ao menos por uma noite, já que as partidas Chapecoense x Sport, Vasco x São Paulo e Ceará x Paraná serão realizadas na quinta-feira (22). Autor do gol do último triunfo, o atacante Lucas Fernandes está suspenso e não enfrenta o time mineiro, o que abre vaga para a volta de Neilton, artilheiro do Vitória na Série A com sete gols. O lateral direito Jeferson também está fora pelo mesmo motivo. Lucas é a única opção do setor, mas não será surpresa se Ramon ou Rodrigo Andrade for improvisado.