Uma semana após a reabertura do comércio em Itabuna, no sul da Bahia, as ruas da cidade registrtam grande movimentação de pessoas, na manhã desta quinta-feira (16). A atividade comercial da cidade foi retomada no dia 9 de junho. Dias antes, o prefeito do município havia criado uma polêmica, ao dizer que comércio seria reaberto ‘morra quem morrer’. Um dia após a retomada, houve aglomerações e confusão em lojas.

Apesar das ruas cheias nesta quinta, havia pouca movimentação dentro dos estabelecimentos comerciais. Muitos estavam vazios. Segundo os comerciantes, ainda não dá para sentir reflexos positivos da reabertura. Eles alegam que as pessoas estão comprando menos. A prefeitura também afirmou que ainda não dá para saber de que forma a reabertura do comércio impactou no número de casos da Covid-19.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no dia 9 de junho, a cidade tinha 3.310 casos confirmados da doença. No boletim divulgado na quarta-feira (15), a cidade já tinha 3.772 casos confirmados da doença., um crescimento de 462 casos.

Também na quarta, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve o toque de recolher na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, após o juiz da Vara Crime da cidade pedir a suspensão da medida. O toque de recolher foi prorrogado na semana passada e não tem data para terminar. G1