As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia e dos outros estados nordestinos chegaram à Baía de Todos-os-Santos nesta quinta-feira (17). A Ilha de Itaparica, que fica na região metropolitana de Salvador, foi afetada pela contaminação, que já chegou ao município de Vera Cruz, nas praias do Jaburu, Barra Grande e Barra do Pote.

De acordo com a prefeitura da cidade, uma equipe foi treinada com orientações e material para retirar o óleo da costa litorânea. Imagens feitas no local mostram o óleo concentrado nas pedras que contornam a baía, que é a maior do Brasil.

No total, nove cidades foram atingidas pelas manchas em todo o estado, desde que o óleo chegou na Bahia, no dia 3 de outubro. Além de Salvador, há substância em Vera Cruz (Ilha de Itaparica) Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Jandaíra, Mata de São João, Conde e Esplanada.

No dia 14 de outubro, o estado decretou situação de emergência por causa das manchas, para que seis dos oito municípios atingidos recebam recursos.

Na quarta-feira (16), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou o litoral da Bahia para verificar a situação e, depois, disse que as manchas de óleo nas praias do Nordeste são um caso de poluição difusa sem precedente.

Por causa da aparição do óleo, o Projeto Tamar chegou a suspender a soltura de filhotes de tartaruga, para preservar os animais que são desovados na Bahia, porque os filhotes correm risco de morte se entrarem em contato com a substância.

Nesta quarta-feira (16), no entanto, o Tamar disse que as solturas voltaram a serem feitas, porém estão sendo direcionadas de acordo com as condições das praias. O projeto contabiliza ao menos 10 tartarugas mortas no litoral norte da Bahia.

Lista de locais afetados:

  • Vera Cruz (Ilha de Itaparica)
    Praia do Jaburu (praia)
    Praia de Barra Grande (praia)
    Praia da Barra do Pote (praia)