A prefeitura de Valença, em decretos publicados no Diário Oficial, declarou situação de emergência em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e suspendeu o funcionamento de terminais de transporte rodoviário ou hidroviário. A medida valerá por 15 dias e começou neste último sábado (21)

Além dos terminais, o decreto municipal suspende também a circulação de táxis, mototáxis, transportes alternativos, transporte por aplicativo e também o transporte coletivo promovido pela concessionária Rumo Rápido. Apenas os serviços de entrega à domicílio (delivery) estão liberados.

Em outro decreto, a prefeitura aborda o transporte intermunicipal, que também ficará vetado por 15 dias, exceto para o deslocamento de trabalhadores residentes nos distritos municipais ou nas cidades de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Nazaré e Ituberá, desde que conduzidos para o exercício de atividade profissional ou em deslocamento para suas residências, mediante comprovação.

O acesso recreativo, esportivo e turístico, bem como banhos terapêuticos, nas praias, rios, lagoas e piscinas públicas de Valença também estão suspensos, por um prazo de 30 dias. No mesmo sentido, bares, restaurantes, lanchonetes e barracas de praia serão fechadas por 15 dias, podendo funcionar apenas como delivery.

As agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários terão suas atividades reduzidas e limitadas também por 15 dias, com agendamento e respeitando a distância de um metro entre os clientes. (BN)