Intitulada ‘Memorabilia dos Cinemas de Rua’, a 3ª Mostra Cinemas do Brasil, iniciou as exibições virtuais com mais de 30 produções de diversos estados do país, disponíveis no site da mostra até o final do mês de outubro. Gratuito, o evento possui dentre as 31 produções selecionadas, dois filmes da cidade de Vitória da Conquista.

Uma programação paralela será realizada promovendo encontros com realizadores, pesquisadores, coletivos/movimentos, conversa sobre literatura relacionada ao tema Cinema de Rua. Um dos pontos altos do evento será uma homenagem ao Cine Rio Branco, de Nazaré, na Bahia, no próximo dia 8, às 19h.

A mostra terá ainda exibições na TVE Bahia e sessões presenciais na cidade baiana de Jacobina. Toda a programação online está disponível no site da iniciativa. A terceira edição no formato presencial segue até 2022. Junto às edições anteriores, o site já abriga mais de 70 filmes com a temática cinemas de rua, segundo a assessoria do evento.

Foram mais de 200 produções inscritas. Entre os 31 filmes selecionados e uma websérie sobre cinemas de rua, personagens de cinema e ações cineclubistas, estão os documentários, ficcionais e experimentais. A 3ª Mostra Cinemas do Brasil retoma a importância da reabertura dos espaços que trazem memórias e histórias.

As exibições em formato híbrido estão distribuídas nos recortes: “Diálogos com o cinema”; “Cinema de rua e novas mídias”; “Cinema em toda parte”; “Memórias de Cinema”; “Por trás da tela”; “Protagonistas de cinema” “Sessão proibida” e “Subúrbio em Transe”.

A novidade desta edição é que as TVs públicas do Nordeste, integrantes das duas edições anteriores da mostra, a exemplo da TVE BAHIA e TVPE, terão recortes específicos das produções dos Estados. A APERIPÊ TV Sergipe, exibirá um recorte contemplando as produções nordestinas.

Programação presencial

Com a reabertura de espaços exibidores fechados por conta da pandemia do Covid-19, a 3ª Mostra Cinemas do Brasil irá promover sessões presenciais em diversas capitais. Já confirmadas estão a cidade baiana de Jacobina/BA (Cineclube Payaya), La Paz (Bolívia), Rio de Janeiro/RJ (Cinemateca do Mam), Florianópolis/SC (MIS – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), Além Paraíba/MG (PopCine – Circuito Popular de Cinema), Guaíba/RS (Cineclube Paradiso), Belo Horizonte (Instituto Humberto Mauro), Mateus Leme/MG (Cineclube da Casa de Cássia), Olinda/PE (Território Cena PE), Leme/SP (Cine Avenida/Casa da Praça/Etec Deputado Salim Sedeh), Manaus/AM (Cine Casarão), Baixo Guandu/ES (Cineclube CinemAqui).

A mostra tem interesse em exibir nas cidades de Recife, Salvador, São Paulo, Aracaju, Belém etc. Outros espaços exibidores poderão demonstrar interesse em receber o grande circuito exibidor da 3ª Mostra Cinemas do Brasil, através de inscrição no site.

Quanto a curadoria, a terceira edição contemplou novamente a diversidade dos filmes inscritos, com produções que retratam as histórias dos cinemas de rua extintos ou em processo de reabertura, personagens de cinema e ações cineclubistas.

A curadoria da 3ª Mostra Cinemas do Brasil é composta por Eudaldo Monção, realizador, idealizador e coordenador da mostra e Priscila Urpia, especialista em cinema, jornalista, curadora e integrante do Coletivo #CineRuaPE.

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país. A segunda edição da mostra apresentou um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na TVE Bahia e sessões presenciais na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção (Memorabília Filmes). A terceira edição é coproduzida por Eudaldo Monção Jr., Caíque Guimarães (Meu Sertão Produções) e Priscila Urpia (Bem Dita Pauta), com apoio da mídia parceira Revista Exibidor, emissoras exibidoras TVE Bahia, Aperipê TV e TVPE, apoio cultural da Rede Terra Cult – Territórios culturais baianos, Coletivo #CineRuaPE e do site Apostila de Cinema – Discutindo a Sociedade a partir do Cinema.