EC Vitória

O Vitória é um dos dois times que disputaram todas as edições da Copa do Brasil. Em 2020, o rubro-negro vai para a sua 31ª participação em 31 realizadas. Só o Atlético Mineiro ostenta a mesma marca.

Na década atual, que acaba neste ano, o Vitória teve algumas experiências negativas, como a eliminação na primeira fase de 2019 diante do Moto Club. Uma derrota surpreendente que o clube terá a chance de mostrar se serviu de lição nessa terça-feira (11), às 21h30, fora de casa, contra outro time maranhense: o Imperatriz.

O confronto acontece em jogo único na cidade que dá nome ao adversário. O rubro-negro avança de fase mediante uma vitória ou um empate em Imperatriz. Em caso de derrota, está eliminado. Foi também nesta década que o Leão obteve uma das suas melhores campanhas.

Em 2012 a equipe alcançou as quartas de final, quando caiu para o finalista Coritiba. Naquele ano, o rubro-negro alcançaria o retorno à Série A. Outra campanha de destaque aconteceu em 2018, curiosamente um ano de rebaixamento à Série B. Naquela edição, o Vitória alcançou as oitavas de final, em que foi derrotado pelo Corinthians.

Considerando todas as 31 edições, a melhor campanha da equipe aconteceu em 2010, quando chegou à final, vencida pelo Santos de Neymar, Robinho e Ganso. Na outra ponta, o rubro-negro foi eliminado três vezes na primeira fase nesta década. Além de 2019 contra o Moto Club, as outras foram em 2014 e em 2011, respectivamente, por Salgueiro e Botafogo-PB.

Elenco está no Maranhão

O elenco rubro-negro está em Imperatriz desde a madrugada desta segunda-feira (10). O grupo desembarcou no aeroporto da cidade às 3h após uma viagem com conexão no Recife e escala em São Luís. À tarde, o time realizou uma rápida atividade física.

Geninho deve repetir a equipe que venceu o Bahia por 2×0 sábado (8), na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. O técnico não conta com os atacantes Alisson Farias e Felipe Garcia, além do zagueiro Gabriel Furtado, todos lesionados. A provável escalação: Ronaldo, Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Gerson Magrão e Fernando Neto; Vico, Júnior Viçosa e Léo Ceará.

Confira as campanhas do Vitória na década:

2019 – 1ª fase (Moto Club)
2018 – Oitavas (Corinthians)
2017 – 4ª fase (Paraná)
2016 – 3ª fase (Cruzeiro)
2015 – 2ª fase (ASA)
2014 – 1ª fase (J. Malucelli)
2013 – 2ª fase (Salgueiro)
2012 – Quartas (Coritiba)
2011 – 1ª fase (Botafogo-PB) Correio da Bahia