Claudio Tencati chegou ao Vitória na última quarta-feira (20) com uma situação muito difícil para encarar. Não é só pela crise técnica da equipe, que não vence há nove partidas. É, principalmente, pelas poucas chances que terá para mostrar o seu trabalho.

Vamos ao contexto: o Vitória tem apenas dois jogos garantidos no calendário antes do início da Série B, no dia 26 de abril. São os duelos finais pela primeira fase da Copa do Nordeste. O primeiro neste sábado (23), às 16h, contra o ABC, em Natal.

O outro jogo é no próximo sábado (30), também às 16h, contra o Náutico, no Barradão. Se não conseguir a classificação às quartas de final da competição, o trabalho de Tencati pode ser comprometido de maneira até fatal.

Acontece que o rubro-negro muito provavelmente vai passar por eleições gerais em breve. Uma assembleia de sócios está marcada para o próximo dia 31, e nela deve ser decidida a antecipação do fim do mandato do presidente do Leão, Ricardo David.

Sendo assim, o novo presidente deve ser escolhido ainda em abril, antes da Série B. Ou seja, Tencati só tem esses dois jogos pelo Nordestão garantidos para mostrar serviço e convencer o futuro presidente de que merece ficar no cargo para a competição mais importante da temporada.

Conseguir isso não será fácil. O Vitória ainda não venceu uma partida sequer pelo Nordestão – foram cinco empates e uma derrota – e aparece em 5º lugar no Grupo A. Os quatro primeiros avançam às quartas.

O rubro-negro tem a mesma pontuação do CRB, 4º colocado no momento, mas tem um saldo de gols de -2 contra -1 do time alagoano.

Para subir de posição, não basta vencer. O Leão tem que torcer também por derrotas do CRB – que enfrenta o Confiança neste sábado, às 18h, fora de casa – ou do Salgueiro – que visita o Bahia no domingo (24), às 18h.

Mudanças
Tencati está ciente da missão difícil que tem: “Fizemos um plano emergencial para a Copa do Nordeste, que é o que temos hoje no calendário. Vamos trabalhar para que a equipe esteja organizada. Vamos focar o lado emocional também, que tem pesado muito”, disse em sua apresentação no clube.

Na quarta, Tencati observou os atletas do elenco num coletivo livre na Toca do Leão. Nos dois dias seguintes foi que começou a promover as mudanças na equipe que achou necessárias. Os treinos, porém, tiveram portões fechados para a imprensa.

O comandante não contará com o lateral direito Matheus Rocha, lesionado, o goleiro Ronaldo, gripado, o volante Rodrigo Andrade, suspenso, e o volante Wesley, com cansaço muscular. Os meias Ruy e Yago voltam de lesão. (Correio da Bahia) Foto: EC Vitória