Xangô será o orixá regente de 2020, com influência de Iansã e Oxóssi e sob a condução de Oxalá, que, de acordo com o Candomblé, é o pai de todos eles. A informação foi divulgada ao G1 pelo Babalorixá William de Oxalá, líder do terreiro Ilê Axé Opô Babá Lufan Demy, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e pela Ialorixá Jaciara Ribeiro, do Terreiro Axé Abassá de Ogum, que fica em Itapuã.

William explica que o orixá do ano é visto pelo dia da semana correspondente ao primeiro dia do ano. O ano de 2020 começa na quarta-feira. “Xangô será o regente, mas vai ter influência de Iansã e Oxóssi também”, disse Jaciara. Considerado o “Rei da justiça”, Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.

Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte. Suas cores são o marrom, o vermelho e o rosa. Seu dia é a quarta-feira. Oxóssi é o Deus caçador. Ele domina a caça, a agricultura, a alimentação e a fartura. A cor dele é o azul turquesa. Seu dia é a quinta-feira. Pai de todos os orixás, Oxalá tem o poder da criação, da vida e da morte. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco.

Xangô, Iansã e Oxóssi recebem o comando do ano de Ogum, que regeu 2019, também sob condução de Oxalá. O novo ano deve ser marcado por muita justiça, tempestades, revelações e mortes, prevê pai William de Oxalá. “O ano vai ter muita justiça. Tanto para o bem quanto para o mal. Vai ter também muita tempestade, raio. Muita perda”.

“Pessoas de fama que vão deixar esse mundo. Muitos acidentes. O ano vai reinar de perdas de pessoas da fama, política, autoridades, acidentes graves vão acontecer entre janeiro e o meio de agosto. Porém o nosso Ifá não mostra com quem é “.

“Vai ser um ano de muita repercussão também no meio político. Muitas revelações. Principalmente no que diz respeito ao nosso estado”, ressaltou também o pai de santo. Para as roupas da virada do ano, as cores sugeridas são branco, vermelho, azul ou verde claro e amarelo.

Ialorixá Willian de Oxalá — Foto: Arquivo Pessoal

Ialorixá Willian de Oxalá

Astros

Na astrologia, o regente de 2020 será o sol. Para os adeptos, tecnicamente o ano só começa entre os dias 21 e 22 de março, que é quando se materializa. No entanto, a virada do dia 31 para 1º já conta para entrar em harmonia com o astro.

Segundo a taróloga Fátima Beth, além do vermelho, as cores intensas, como o amarelo ouro e o dourado, são boas opções para as roupas da virada. O número da sorte para o ano será o 4. Um dos signos mais favorecidos pelo sol, que estará em evidência, é o de Leão, tendo influência também em áries e sagitário.

“Agora a gente só comemora a virada do ano, mas dá para aproveitar para se conectar com a energia do sol que vai entrar”. De acordo com a taróloga, regido por marte, 2019 foi um ano de conflitos e brigas, que devem ser finalizadas em 2020. Como elemento de fogo, o sol deve trazer um ano intenso, com muitas batalhas e também transformações, incluindo na política, prevê a taróloga.

“É um ano de organização. As pessoas têm que se organizar, rever valores, tirar do armário o que não presta. Um ano para você traçar e lutar pelo que você quer”, contou. “Vai ter muita queda em 2020. Muita gente [político] ainda vai ser desvendada”.

Em entrevista ao G1, a taróloga também deu dicas de simpatias para trazer boas energias em 2020. Entre elas, usar incenso de canela e açúcar em toda a casa, jogar folhas de pitanga no chão do imóvel para a passagem do ano e comer frutas doces no primeiro dia de 2020.

Fátima Beth ainda indica: “Se a pessoa puder relaxar, trabalhar mais a meditação, o mantra. Se a pessoa equilibrar os três lados [corpo, alma e mente], vai ser um ano de boas perspectivas”. G1

Taróloga Fátima Beth, de Salvador  — Foto: Arquivo Pessoal

Taróloga Fátima Beth, de Salvador