(Arisson Marinho/CORREIO)

Uma mulher de 41 anos e a neta dela, de quatro meses, morreram após ficarem soterradas durante um deslizamento de terra em Águas Claras, bairro de Salvador, nesta quinta-feira (23). As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Salvador (SMS) e também pelo Corpo de Bombeiros. A situação ocorreu durante as fortes chuvas que atingem a cidade. O deslizamento de terra foi registrado por volta das 9h30, na Rua Celika Nogueira.

Na hora, tinham quatro pessoas dentro da casa: Maria da Conceição fraga, 41 anos; José Carlos Gonçalves, 51; Gabriela Teixeira Gonçalves, 19 anos, e Maria Eduarda, de quatro meses. Os dois primeiros são pais de Gabriela. Já a bebê, é filha de Gabriela. Daniel Teixeira, de 17 anos, e Gabriel Teixeira, de 18 anos, que também são filhos do casal e moravam na casa, estavam no trabalho na hora do deslizamento.

Os vizinhos relataram ter conseguido retirar a criança e a mãe dela (Maria Eduarda e Gabriela). Já o homem (José Carlos) foi retirado com ajuda do Corpo de Bombeiros. Maria da Conceição Teixeira só foi localizada nos escombros por volta das 12h40, mais de três horas após o caso. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os bombeiros acreditam que a mulher tenha morrido após ficar sem ar. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e também pela Polícia Militar. “Infelizmente, fizemos de tudo possível, mas, infelizmente, por falta de oxigênio talvez, ela não resistiu. O local é de muito difícil acesso. Não paramos de trabalhar, mas, infelizmente, estamos resgatando ela sem vida”, disse o Coronel Marquezine.

Ele contou ainda que a mulher foi achada com muita terra e em um local que parentava ser a cozinha da casa. “Ela estava toda coberta por terra. A casa perdeu a estrutura original, mas, a princípio, ela estava na cozinha [da casa]”, relatou o Coronel Marquezine

Já a neta de Maria, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, para onde foi levada pouco tempo depois de ser socorrida ainda no início da manhã. O corpo está no necrotério da unidade. Gabriela e José Carlos também foram levados para mesma UPA. O homem teve ferimentos em um dos pés e o estado de saúde dele é estável.

A SMS não tem informações sobre a mãe da bebê. Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão no local vistoriando se há mais riscos de desabamentos no local e se será retirar famílias do bairro. Conforme o órgão, em toda a cidade, mais de 400 áreas são considerada de risco nesta quinta. Além de mais de 1 mil pontos de riscos. G1