Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Ao menos três países vizinhos já ofereceram ajuda ao Brasil diante da tragédia pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul em razão das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingem a região desde o início desta semana.

Ao todo, mais de 50 pessoas morreram e mais de 30 mil estão fora de suas casas — desalojadas ou desabrigadas. Equipes de resgate trabalham a todo instante para tentar tirar pessoas que ainda estão em casas onde as ruas estão alagadas. Diante desse cenário, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai informou que o governo local vai enviar ao Brasil um helicóptero para ajudar no resgate das pessoas.

“O governo uruguaio, através do Ministério da Defesa Nacional, enviará um helicóptero da Força Aérea Uruguaia e sua tripulação ao Brasil para colaorar com as tarefas de resgate no Rio Grande do Sul”, informou a chancelaria do país. Além do Uruguai, o governo de Javier Milei, da Argentina, divulgou um comunicado no sábado (4) no qual manifestou solidariedade às vítimas e informou estar à disposição do Brasil para ajudar.

“A República da Argentina expressa sua solidariedade ao governo e ao povo da República Federativa do Brasil e as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas. […] O governo da Argentina põe à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os elementos que se mostrem necessários para assistir o prejudicados”, informou a chancelaria argentina.

Na mesma linha do governo argentino, o chanceler da Venezuela, Yván Gil, afirmou em uma rede social que o governo de Nicolás Maduro está disposto a ajudar. “Em nome do presidete Nicolás Maduro, do governo e do povo da Venezuela, expressamos nossa solidariedade e oferecemos apoio ao povo e ao governo do Brasil diante dos efeitos das chuvas extremas no Rio Grande do Sul”, publicou Gil em uma rede social. G1