Foto : Max Haack/Secom PMS

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou que as atividades econômicas na capital baiana vão começar a ser retomadas nesta sexta-feira (24). Em coletiva de imprensa, ACM Neto informou que a fase 1 será ativada porque a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está em 73%, se manteve menor que 75% nos últimos cincos dias.

“Tínhamos estabelecido no protocolo de reabertura que a fase 1 deveria ter pelo menos cinco dias com uma taxa menor ou igual a 75%. Hoje tem 73%. Caso haja um aumento, só haverá retrocesso. As lojas e shoppings só fecham se a taxa chegar a um patamar superior a 80%. A margem de segurança é até 80% de ocupação. Em muitos lugares houve um aumento, mas depois se estabilizou”,disse o prefeito.

Nessa primeira fase, shoppings e lojas do comércio de rua, que estão fechados desde 21 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus, vão reabrir as portas após 4 meses.

“A partir de amanhã, capitaneada pela Sedur, vamos fiscalizar a reabertura dos shoppings e dos estabelecimentos comerciais e as igrejas, porque os protocolos foram apresentados com antecedência e eles nos ajudaram a construir. Cedemos a apelos dos comerciantes e empresários, mas, se cada um não fizer sua parte, corre o risco de abrir e depois a taxa voltar a crescer, e se ela passar de 80%, tem que fechar de novo. Não quero nem pensar nisso. Confio no trabalho que fizemos até aqui”, concluiu.

Após fazer o anúncio da queda na taxa de ocupação dos leitos, ACM Neto assinou o decreto que permite a flexibilização. No caso dos shoppings, o protocolo da primeira fase define que o funcionamento estará restrito ao período das 12h às 20h, de segunda a sábado. As praças de alimentação estarão proibidas de atuar para consumo no local. Já o comércio de rua vai funcionar entre 10h e 16h.

Segundo informações do prefeito, a fase 1 da flexibilização atinge reabertura de shoppings, lojas acima de 200 metros quadrados, templos religiosos e liberação do Drive-In.

O prefeito de Salvador também anunciou que a frota de ônibus vai subir para 70%, com 1.514 coletivos. ACM informou que os ônibus terão a frota maior entre 5h e 8h (Pico 1); 8h e 12h (Pico 2), e 15h e 21h (Pico 3).

“Três picos porque dividimos o horário de funcionamento para não ter a concentração em um só pico. O comércio de rua vai ter horário. Esses horários foram pensados para não gerar coincidência das atividades entre si e com as outras atividades. Quando for ativada a próxima fase, vamos anunciar novos picos”, afirmou o prefeito.

“Vamos avaliar o comportamento do transporte público. Ninguém vai ser hipócrita e dizer que estamos inteiramente protegidos de que não haverá ônibus cheios. Fazemos a fiscalização em estações, mas não estamos nos bairros”, disse.

Na noite desta quinta, alguns logistas já preparavam as lojas dos shoppings para receber clientes. “Estamos preparados para reinauguração. De certa forma é um reencontro, depois de tanto tempo separado”, disse o dono de um loja que fica em um shopping do bairro da Barra, Mateus Medeiros.

Fase 1 de reabertura

Durante uma coletiva feita pelo governador Rui Costa e ACM Neto, no dia 7 de julho, o plano de retomada foi anunciado com três fases. Cada etapa precisa respeitar um ciclo de 14 dias entre si para entrar em vigor. A segunda fase necessita de um índice inferior a 70% pelo mesmo período. Já na última fase, somente 60% dos leitos de terapia intensiva podem estar ocupados.

A fase dois prevê a ampliação da flexibilização das atividades contempladas na primeira etapa, além da reabertura de academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. G1