Foto: Itana Alencar / G1 BA

O governador Rui Costa sancionou o projeto de lei (PL) que prevê a venda do prédio que abriga o Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no bairro da Vitória em Salvador. A sanção foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado. Na noite de segunda-feira (28), o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa, com 31 votos a favor e 12 contrários.

Segundo o projeto de lei, os recursos financeiros arrecadados com a venda “servirão ao fomento da infraestrutura no Estado, voltado para a ampliação e melhoramento da rede física escolar estadual”. Ainda de acordo com o PL, a lei entra em vigor na data de sua publicação. O tema da venda do Odorico é polêmico entre os alunos que ainda estavam na instituição.

Eles fizeram ao menos três manifestações no mês de dezembro de 2019, quando foi anunciada a possibilidade de encerramento das atividades da escola. Após a confirmação de venda pelo governador, cerca de 35 estudantes e funcionários ocuparam o Odorico Tavares, no dia 21 de janeiro, em ato de protesto contra o fechamento da unidade de ensino. Eles saíram do prédio por volta de 1h20 do dia 22.

Três dias após a ocupação feita por estudantes e funcionários, na manhã da última sexta-feira (24), o colégio amanheceu com tapumes. Estudantes, professores e associados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) fizeram outro protesto na sexta-feira em frente a unidade de ensino. G1